Poster (Painel)
512-2 | RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR/MULTIPROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE CONSULTORIA DA UNESCO E PRECEPTORIA DA
RIS/ESP/RS
| Autores: | Marielly de Moraes (ESP/RS - Escola de Súde Publica do Rio Grande do Sul) ; Aline Gerlach (ESP/RS - Escola de Súde Publica do Rio Grande do Sul) ; Marla Pavoni Gallina (ESP/RS - Escola de Súde Publica do Rio Grande do Sul) ; Joseane Prestes de Souza (ESP/RS - Escola de Súde Publica do Rio Grande do Sul) |
Resumo Caracterização do problema: Na busca por uma práxis qualificada e coerente com os preceitos do SUS, todos os espaços de encontro entre profissionais de saúde devem servir como dispositivos para este diálogo. Neste contexto, descrevemos aqui uma experiência interdisciplinar/multiprofissional ocorrida durante o período em que participamos do projeto de consultoria UNESCO para monitoramento e avaliação do programa da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Descrição da experiência: A experiência teve a duração de seis meses, e descreve atividades e percepções vivenciadas por duas enfermeiras, uma fisioterapeuta e uma nutricionista, a partir da convivência e inserção em UBS do Centro de Saúde Murialdo na qualidade de pesquisadoras e preceptoras. Durante o período foram realizados mapeamento, coleta de informações e análise de recursos educacionais, religiosos e atividades econômicas da região; levantamento dos problemas clínicos mais comuns e dos principais problemas de saúde pública, elaboração do projeto pedagógico e elaboração e apresentação dos resultados em formato de aula; elaboração de um projeto de preceptoria para os residentes por núcleo profissional e elaboração de um projeto de preceptoria para atividades de campo (interdisciplinares); além de atividades de preceptoria com residentes. Efeitos alcançados: A experiência de inserção no contexto das atividades de consultoria e preceptoria da RIS nos proporcionou a imersão num espaço coletivo diversificado e rico de possibilidades. Trouxe como resultados um melhor conhecimento do cotidiano da residência e desta forma a possibilidade de vivenciar as dificuldades e os aspectos positivos do ensino-serviço em ato; a oportunidade de planejar e desenvolver estratégias de investigação e pensar estratégias de ação dirigidas a cada UBS; a oportunidade de desenvolver, tanto nas aulas com os residentes quanto no interior dos serviços e nas idas a campo, o diálogo, a cooperação, o trabalho coletivo e as trocas de experiências, ampliando, desta forma, nosso potencial crítico-reflexivo e promovendo novas idéias e estratégias para a avaliação e re-invenção de nossas práticas cotidianas à luz da integralidade. Recomendações: Compreendemos que assim como esta, outras experiências de encontro quer sejam nos serviços, nas instituições de ensino ou na comunidade são capazes de contribuir significativamente para uma práxis em saúde cada vez mais implicada com a produção social.
Palavras-chave: experiência, interdisciplinar/multiprofissional, consultoria/preceptoria |