Poster (Painel)
508-1 | "O CUIDAR DE SI" E O "CUIDAR DO OUTRO" | Autores: | Letícia Fernanda Henz (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Silvia Virginia Coutinho Areosa (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Daniela Lawisch (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) |
Resumo O envelhecimento populacional acarreta profundas implicações sobre as políticas sociais e representa um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea. Como o nosso sistema de saúde ainda mostra-se precário frente a dados de idosos dependentes, consequentemente o olhar para os cuidadores de idosos também se encontra bastante carente de atenção. Devido a esta ausência tanto de dados como de ações e auxílio para com estas pessoas, visou-se investigar sobre o assunto.
Esta pesquisa foi iniciada no final de 2009 e irá finalizar suas coletas em maio de 2010. Passou pelo Comitê de ética em Pesquisa da UNISC, obedecendo a todas as exigências do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde que regulamenta a pesquisa com seres humanos. Tem por objetivo investigar as principais queixas apresentadas pelos cuidadores de idosos do bairro Margarida Aurora e do bairro Monte Verde de Santa Cruz do Sul/RS. Através da vivência do estágio acadêmico na Estratégia de Saúde da Família (E.S.F.) Margarida Aurora foi possível identificar a presença de cuidadores de idosos nesta área e a inexistência de um trabalho para com estas pessoas. Além disso, busca-se conhecer como fica a questão de estar cuidando de si e ao mesmo tempo estar cuidando do outro. Em função do idoso necessitar de cuidados e apresentar-se fragilizado e dependente, o foco sempre acaba sendo a pessoa que mais necessita visivelmente de ajuda, porém o outro que faz este trabalho de cuidar acaba sendo esquecido, deixado de lado. Este projeto lança um olhar para a rotina de vida destas pessoas, propõe abrir um espaço para escutar os seus sentimentos e também as suas necessidades. Através das Agentes Comunitárias de Saúde da E.S.F. buscou-se o levantamento do número total de cuidadores de idosos e através de um sorteio foram escolhidos dois cuidadores por cada micro-área, totalizando doze entrevistados. Acredita-se que esta pesquisa possa proporcionar uma reflexão sobre este tema, para que os profissionais da área da saúde busquem olhar também para estas pessoas, criando estratégias para futuras intervenções. Intervenções que possibilitem uma promoção, prevenção, assistência, e novos enfoques por parte das políticas públicas de saúde para auxiliar o cuidador de forma específica, e consequentemente o idoso, incluindo previsão de financiamento das ações e estabelecimento de uma rede de suporte institucional.
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: cuidadores de idosos, cuidado, saúde pública |