<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:504-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">504-2</td><td><b>VIVNCIAS DE EMPODERAMENTO EM CONSELHOS GESTORES DE POLTICAS PBLICAS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria Elisabeth Kleba da Silva </u> (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria da Regio de Chapeco) ; Oscar Jose Rover (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria da Regio de Chapeco) ; Dunia Comerlatto (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria da Regio de Chapeco) ; Mariza Gandolfi (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria da Regio de Chapeco) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Com a democratizao da gesto pblica em curso no Brasil a partir da constituio federal, foram constitudos conselhos gestores nos trs nveis de governo, com responsabilidades de formular, deliberar sobre e fiscalizar as polticas pblicas. Entre as organizaes que tem ocupado espao relevante nesses fruns podemos destacar as universidades, as quais exercem papel relevante na disseminao e produo de conhecimentos com potencial de transformao social. Nessa perspectiva, buscou-se identificar os reflexos da participao de uma Instituio de Ensino Superior em conselhos gestores municipais sobre o empoderamento de seus representantes e, por meio deles, da organizao que representam. Foram entrevistados seis representantes, organizando-se os resultados em trs categorias: Ser mediador de conhecimentos/habilidades: capacidade de instrumentalizar e favorecer processos de empoderamento; participar da criao e defesa de projetos coletivos: capacidade de articulao com outros atores e organizaes; e ser co-autor na formulao de polticas pblicas: capacidade de influenciar a agenda e a implementao de polticas. Os resultados apontaram os conselhos como espaos de compartilhamento de saberes e habilidades: os representantes da universidade como mediadores de conhecimento nos conselhos e como porta vozes da realidade na academia. Revelam ainda iniciativas de trabalho em rede atravs da articulao com outros atores e organizaes, mas pouca efetividade no que se refere capacidade de influenciar a implementao das polticas. Entende-se como necessrio estabelecer maior institucionalidade da participao da universidade nos espaos de produo social de polticas, criando fluxos e canais de compartilhamento de saberes, garantindo maior consistncia nos processos no apenas que decidem, mas especialmente que formulam as agendas e influenciam na implementao efetiva de polticas pblicas mais justas e eqitativas.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;conselhos gestores, empoderamento, participao social</td></tr></table></tr></td></table></body></html>