9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:504-1


Poster (Painel)
504-1ESPAÇOS DE GESTÃO LOCAL DO PRÓ-SAÚDE NO FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Autores:Maria Elisabeth Kleba da Silva (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária Regional de Chapecó)

Resumo

Em 2008 a Unochapecó e a Secretaria de Saúde do município de Chapecó aprovam sua Proposta Integrada de Reorientação da Formação dos Profissionais de Saúde no Edital Pró-Saúde. Com isso essas instituições afirmam seu compromisso com processos de formação e de educação permanente coerentes com o Sistema Único de Saúde e com as Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos da saúde. Para a gestão local do processo foram constituídos dois fóruns: a Comissão Coordenadora Local – formada por representantes dos 8 cursos de graduação envolvidos, das Secretarias de Saúde e da Educação do município e da Comissão de Integração Ensino Serviço – CIES – e o Comitê Gestor – formado por representantes dos professores, dos estudantes, da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Esses fóruns têm como objetivos: propor formas de implementar as ações do Pró-Saúde; articular o diálogo com os pares, motivando-os a se engajar no processo; formular estratégias e promover o fortalecimento da parceria entre a universidade e o serviço; prestar contas às instituições e à comunidade. Como dificuldades da gestão destacamos a sobrecarga de demandas aos envolvidos para além de suas responsabilidades assistenciais e de ensino (tutoria, preceptoria, Pet-Saúde, entre outros); a freqüente troca de representantes com constante retomada do processo; e a instabilidade em relação ao repasse de recursos do Pró-Saúde, exigindo de todos grande esforço na manutenção da coesão e na motivação dos envolvidos para a continuidade das atividades. Por outro lado, destacam-se conquistas, tais como: interesse das instituições em garantir representantes nesses espaços, bem como interesse e disponibilidade dos atores na adesão a esse convite; criação de estratégias de ensino integrando cursos e inserindo práticas pedagógicas no processo de cuidado em saúde como atividade curricular; fomento e fortalecimento de iniciativas intersetoriais e parcerias com a comunidade visando a promoção da saúde e o empoderamento dos atores e organizações. O Pró-Saúde têm intensificado a integração entre instituição formadora e serviços de saúde, consolidando a atenção básica e seus territórios como cenário prioritário de práticas pedagógicas e assistenciais. Porém, os avanços da Proposta Integrada requerem apoio e engajamento efetivo dos atores e instituições na consolidação dos espaços necessários à construção de redes em prol da formação e da educação permanente em saúde.


Palavras-chave:  Interação ensino-serviço, ensino na saúde, pró-saúde