503-1 | A IMPORTANCIA DO EDUCADOR EM SAUDE VIVENCIADA PELOS ACS NO MUNICIPIO DE ARACAJU. | Autores: | Maria Auxiliadora Santana Santana (SMS/AJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE ARACAJUSMS/AJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE ARACAJUSMS/AJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE ARACAJUSMS/AJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE ARACAJU) ; Adailton dos Santos Santos (SMS/AJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE ARACAJUSMS/AJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE ARACAJUSMS/AJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE ARACAJUSMS/AJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE ARACAJU) |
Resumo INTRODUÇÃO:Com a implementação do Sistema Único de Saúde- SUS,mudanças de ordem tecnológica,organizacional e políticapassaram a exigir novas formas de democratização do sistema.Esse reodenamento permitiu o engajamento de diversos profissionais em prática eduacativa,com a utilização de outras formas de linguagem.Os acs do CEPS do muinicipio de Aracaju, repensandooutras formas repassar informação e realizar uma pratica educativa em saúde, monitoram uma estratégia, através do teatro enquanto ações comunicativa simbólica, que traz a tona, problemas do cotidiano, e aponta resultados que promovem a saúde e resgatama cidadania.
OBJETIVOS:Realizar a educação em saúde atarvés da arte, especificamente do teatro, visando reduzir a incidência de determinads doenças.
METODOLOGIA:Após estudos de dados epidemiológicos, que comprovam a incidência de hipertensos nos bairros São Carlos, Bugio e Jardim centenário os acs das unidades de saúde Onésimo Pinto e Lauro Dantas Hora, tomam a iniciativa de montar uma montagem cênica sobre hipertensão e passa a apresentá-la para a população desses bairros. O texto foi criado pelo própio grupo, composto inicialmente por 18 ACS, consolidando-se com a participação de seis(06) componentes.
PRODUTOS E RESULTADOS ALCANÇADOS:O gurpo de teatro formado pelos ACS do CEPS, passa a assumir o papel de educador em saude, demonstrando sua importância nesse direcionamento da saúde publica estabelecendo vinculos de confiança e responszandondo-se pela promoçaõ da saúde e prevençaõa doença~s, aumentando a capacidade de enfrentar os desafios de uma nova promoção de saúde , tendo como base a atenção às familias, considerando-as em todos os espaços de vida priorizando os grupos de maior risco social, sem perder de vista o principio orintador da universalidade.
LIÇÕES APREENDIDAS COM A EXPERIÊNCIA:Diante da vivencia,inicialmente timida, temos convicção de que os resultados ´so s efortalecemquando o gestor municipal, centra o seu olhar para esse novo fazer na educaçãoem saúde e que os profissionais renovam sua s práticas, em novos valores. Palavras-chave: SANTANA , AUXILIADORA, SMS, ARACAJU, AGENTE DE SAUDE,ARACAJU |