9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:501-1


Poster (Painel)
501-1A REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DO MODELO DE SAÚDE E O PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUS
Autores:Josefa Lusitânia de Jesus Borges (UFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Maria Helena Santana Cruz (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

A reestruturação organizacional, administrativa e racionalizadora, sofrida no âmbito dos serviços de saúde pública comportou dimensões políticas e foi protagonizada pelo Movimento Sanitário. Adotando uma perspectiva histórica e visão de totalidade na abordagem da relação entre Educação, Trabalho e Saúde, este estudo objetiva analisar o processo de formação desenvolvido no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) em Aracaju/Se conforme princípios orientadores da Política de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde. O objeto de estudo integra as experiências dos enfermeiros participantes desse processo de formação, desenvolvido com base na reestruturação organizacional do modelo de saúde e da política de qualificação empreendida no período de 2002 a 2006. A abordagem qualitativa por meio estudo de caso, possibilitou a consulta de diferentes fontes: bibliografia, documentos: relatório de gestão, projeto político pedagógico da Especialização Integrada em Saúde Coletiva e a realização de dezessete entrevistas semi-estruturadas com os enfermeiros que participaram da EISC. Especial destaque foi atribuído a pedagogia do fator de exposição, utilizada no CEPS, significando um modo de ver, intervir, uma possibilidade pedagógica real e coerente de se exercer uma ação educacional política problematizadora da realidade visando a transformação das práticas com base nos conteúdos trabalhados. Os dados descobrem as dificuldades dos trabalhadores/educandos/enfermeiros assumirem com autonomia a condução do seu processo de aprendizagem. Para o trabalho em saúde, eles valorizam as competências relacionais, comportamentais ligadas à responsabilização e as competências técnico-instrumentais, relacionadas aos conhecimentos científicos. Observam-se impactos no processo de trabalho dos enfermeiros com a introdução de tecnologias leves, por meio do acolhimento, dinâmica utilizada no sistema de saúde local de Aracaju. São recomendadas a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem favoráveis a formação de sujeitos questionadores, capazes de resolver problemas, posicionar-se e responsabilizar-se, interagir e dialogar com o outro.


Palavras-chave:  Trabalho, Educação, Saúde