<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:501-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">501-1</td><td><b>A REESTRUTURAO ORGANIZACIONAL DO MODELO DE SADE E O PROCESSO DE EDUCAO PERMANENTE NO SUS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Josefa Lusitnia de Jesus Borges </u> (UFS - Universidade Federal de SergipeUFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Maria Helena Santana Cruz (UFS - Universidade Federal de Sergipe) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A reestruturao organizacional, administrativa e racionalizadora, sofrida no mbito dos servios de sade pblica comportou dimenses polticas e foi protagonizada pelo Movimento Sanitrio. Adotando uma perspectiva histrica e viso de totalidade na abordagem da relao entre Educao, Trabalho e Sade, este estudo objetiva analisar o processo de formao desenvolvido no Centro de Educao Permanente em Sade (CEPS) em Aracaju/Se conforme princpios orientadores da Poltica de Gesto do Trabalho e da Educao do Ministrio da Sade. O objeto de estudo integra as experincias dos enfermeiros participantes desse processo de formao, desenvolvido com base na reestruturao organizacional do modelo de sade e da poltica de qualificao empreendida no perodo de 2002 a 2006. A abordagem qualitativa por meio estudo de caso, possibilitou a consulta de diferentes fontes: bibliografia, documentos: relatrio de gesto, projeto poltico pedaggico da Especializao Integrada em Sade Coletiva e a realizao de dezessete entrevistas semi-estruturadas com os enfermeiros que participaram da EISC. Especial destaque foi atribudo a pedagogia do fator de exposio, utilizada no CEPS, significando um modo de ver, intervir, uma possibilidade pedaggica real e coerente de se exercer uma ao educacional poltica problematizadora da realidade visando a transformao das prticas com base nos contedos trabalhados. Os dados descobrem as dificuldades dos trabalhadores/educandos/enfermeiros assumirem com autonomia a conduo do seu processo de aprendizagem. Para o trabalho em sade, eles valorizam as competncias relacionais, comportamentais ligadas responsabilizao e as competncias tcnico-instrumentais, relacionadas aos conhecimentos cientficos. Observam-se impactos no processo de trabalho dos enfermeiros com a introduo de tecnologias leves, por meio do acolhimento, dinmica utilizada no sistema de sade local de Aracaju. So recomendadas a utilizao de metodologias de ensino-aprendizagem favorveis a formao de sujeitos questionadores, capazes de resolver problemas, posicionar-se e responsabilizar-se, interagir e dialogar com o outro.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Trabalho, Educao, Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>