9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:499-3


Poster (Painel)
499-3EDUCAÇÃO PERMANENTE NA APS SANTA MARCELINA: MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO NA BUSCA-ATIVA DOS SINTOMATICOS RESPIRATÓRIO E DO CONTROLE DE TUBERCULOSE
Autores:Lucia Helena Ferreira Viana Viana, L.h.f (APS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa Marcelina) ; Virgilio Hege de Oliveira Oliveira, V.h (APS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa Marcelina) ; Patricia Tavares dos Santos Santos, P.t (APS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa Marcelina) ; Otilia Dora Simões Simões, O.d (APS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa Marcelina) ; Monique Marie Matre Bourget Bourget, M.m.m (APS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa MarcelinaAPS SANTA MARCELINA - Casa de Saúde Santa Marcelina)

Resumo

Introdução: A efetivação, acompanhamento e monitoramento das ações da Estratégia Saúde da Família (ESF), a Atenção Primaria á Saúde Santa Marcelina em parceria com Prefeitura Municipal de São Paulo, e em acordo com o termo de convênio 2008-105.233-1, gerencia 32 unidades com 114 equipes de saúde da família. Este gerenciamento ocorre através da composição do Conselho de Acompanhamento (CONACO). Objetivos: Dentre os objetivos do CONACO esta o fortalecimento das lideranças/gerentes locais, instrumentalizando-os com técnicas de monitoramento dos indicadores da ESF, medidas disciplinares, organização do processo de trabalho das equipes, avaliação de desempenho e ferramentas de qualidade. Tudo a fim de despertar à necessidade e importância de ampliar o olhar para a melhoria da assistência prestada aos usuários. Neste sentido, aprimorar os conhecimentos dos profissionais sobre Tuberculose (DOTs) fez parte do processo participativo, no qual se destaca um dos indicadores estabelecidos pela SMS: “Proporção de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios”, que após o inicio desta nova proposta de acompanhamento alcançou novos índices de cobertura. Metodologia: Após capacitação sobre Tratamento Supervisionado para Tuberculose (DOTs), oferecido pela Coordenação de Vigilância a Saúde (COVISA), com apoio do Fundo Global, o CONACO em parceria com setor de Desenvolvimento de Pessoas da APS Santa Marcelina, promoveu visitas às unidades para sensibilizar os profissionais para a busca ativa dos sintomáticos respiratórios e preenchimento contínuo e adequado no instrumento de monitoramento. Resultados: Após a sensibilização, houve a melhora nos registros e apontamento das informações, sendo que em janeiro de 2009 a cobertura era de 34,53%, já em dezembro do mesmo ano alcançou 72,65%, um acréscimo de 38,07% de cobertura. Conclusão: Promover reflexões e discussões técnicas com os gerentes e equipe de saúde foi de suma importância para a efetivação e absorção do assunto. Desta forma, a proposta de busca ativa e, conseqüentemente, ao tratamento dos casos confirmados obtiveram melhor entendimento na abordagem e nos registros de informação. Com este novo olhar e a preocupação para a efetividade do programa pode-se crer que, com a continuidade no acompanhamento e a sensibilização dos profissionais a cobertura será ampliada para, identificação, tratamento, cura dos sintomáticos respiratórios, estreitando ainda mais a relação de dialogo e confiança das equipe com as familias.


Palavras-chave:  Conselho de Acompanhamento, Monitoramento dos indicadores, Tuberculose