9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:498-1



498-1ESTUDO COMPARATIVO NA CRECHE MUSSUM – O TRAPALHÃO: UMA EXTENSÃO DA ATENÇÃO MULTIPROFISSIONAL DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA - SERENO, PAZ E FÉ
Autores:Letícia de Castro Rajo Cerdeira (ENSP / FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio AroucaENSP / FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio AroucaENSP / FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio AroucaENSP / FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Cyntia Amorim Guerra (ENSP / FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Cyro Leonardo de Albuquerque Mendes (USF SERENO, PAZ E FÉ - Unidade de Saúde da Família Sereno,Paz e Fé) ; Kelly Cristine Oliveira Gonzaga (ENSP / FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Paola Oliveira Dias (ENSP / FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Marta Trabbold (USF SERENO, PAZ E FÉ - Unidade de Saúde da Família Sereno,Paz e Fé) ; Virginia Neves Firmino Areas (USF SERENO, PAZ E FÉ - Unidade de Saúde da Família Sereno,Paz e Fé)

Resumo

A intersetorialidade é uma estratégia de atuação que vem mostrando efetividade na parceria entre saúde e educação. A Estratégia de Saúde da Família atua com população adscrita, reconhecendo as necessidades e potencialidades e favorecendo a articulação de uma rede de apoio local. Em virtude da parceria desta Unidade de Saúde da Família (USF), protagonizada pela Equipe de Saúde Bucal, com as creches locais, a atuação multidisciplinar foi inserida nesta realidade promovendo ações educativas, que objetivam o cuidado da saúde das crianças. Tendo como referencial o monitoramento das crianças da creche Mussum – O Trapalhão, no ano 2006, elaborado pelos profissionais da USF e residentes, foi realizado um novo levantamento que consistiu nas avaliações de Saúde Bucal (quantitativo de crianças com cárie); condições gerais de higiene pela enfermagem; crescimento e desenvolvimento pela nutrição; clínica de dermatose pela medicina; e o alcance do Programa Bolsa Família pelo serviço social, visando comparar a evolução do cuidado (educação/saúde). Avaliando comparativamente os anos 2006 e 2010 pela nova equipe de residentes ENSP/FIOCRUZ junto a equipe da USF, o percentual proporcional de crianças (108 e 94 respectivamente) com cárie reduziu de 12% para 8,5%. Já no monitoramento de desenvolvimento e crescimento, respeitando os mesmos critérios utilizados em 2006 para análise de peso por idade e altura por idade, 78,5% apresentaram peso adequado, 14,9% risco nutricional e 6,5% sobrepeso. Quanto ao estado geral, todas estavam adequadas. Apenas 1% apresentou assadura e 1% impetigo, 89.36% não apresentaram pediculose e destes 10.63%, concentravam-se na mesma turma. Foram analisadas 52 carteiras de vacinação, todas em dia. Solicitado previamente, apenas 13% dos familiares apresentaram a caderneta e/ou cartão de inscrição no Programa Bolsa Família. O levantamento realizado pela enfermeira e pela assistente social não pôde ser comparado, pois em 2006 não foi feita esta abordagem. Considerando os resultados alcançados na abordagem multidisciplinar, constata-se que a parceria foi exitosa, visto que as atividades voltadas para promoção e educação em saúde, sensibilizaram e resultaram na formação de multiplicadores (pais e recreadoras), que propagaram seus conhecimentos proporcionando uma maior dimensão do cuidado, resultando em crianças mais saudáveis e em uma parceria cada vez mais fortalecida e ampliada.


Palavras-chave:  Estratégia de Saúde da Família, Intersetorialidade, Multidisciplinaridade