<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:492-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">492-1</td><td><b>A EXTENSO POPULAR E A FORMAO DOS PROFISSIONAI DE SADE:EXPERINCIA VIVENCIADA POR ESTUDANTES DE NUTRIO NA ESCOLA MUNICIPAL AUGUSTO DOS ANJOS,JOO PESSOA-PB.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Thaisy Garcia de Oliveira </u> (UFPB - Universiade Federal da Paraba) ; Ana Karolina Gonzalez de Melo (UFPB - Universiade Federal da Paraba) ; Ana Cladia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos (UFPB - Universiade Federal da Paraba) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Apesar dos avanos obtidos com o Sistema nico de Sade, ainda persistem diversos desafios para que seu iderio seja traduzido no cuidado prestado populao brasileira. No rol dessas questes, insere-se a formao inadequada dos profissionais de sade. Torna-se fundamental que os cursos de graduao disponibilizem profissionais mais humanizados, com uma postura crtica frente realidade e que atuem como verdadeiros educadores comprometidos com a promoo da sade. Nesse sentido, o projeto de extenso do Departamento de Nutrio/UFPB  Prticas Integrais da Nutrio na Ateno Bsica em Sade -PINAB, vm desenvolvendo atividades, norteadas pelos princpios da Educao Popular (EP), na Unidade de Sade da Famlia (USF)  Vila Sade e na Escola Municipal Augusto dos Anjos (EMAA), em Joo Pessoa. O presente trabalho objetiva refletir sobre o papel da extenso popular na formao de profissionais de sade atravs da sistematizao das experincias vivenciadas pelos extensionistas na EMAA. Nesse sentido, baseando-se no referencial terico-metodolgico da EP e na Portaria Interministerial (Ministrios da Sade e Educao) n. 1010, que institui as diretrizes para promoo da alimentao saudvel nas escolas pblicas e privadas, foram desenvolvidas atividades educativas com adolescentes de 11 a 17 anos. As atividades ocorreram em trs encontros, de outubro a novembro de 2009, com intervalo quinzenal, totalizando 12 horas, divididas com duas turmas. A partir das sugestes dos adolescentes foram abordados temas como a Afetividade nos Relacionamentos, Alimentao e Dietas da Moda, Transtornos Alimentares - Anorexia e Bulimia, utilizando-se msicas, vdeos, esquetes, rodas de conversa, e outros recursos. A metodologia pautada no dilogo, contribuiu para se adentrar na realidade vivenciada pelos adolescentes e para a construo dos conhecimentos pelos mesmos. Contudo, a disponibilidade reduzida de tempo para a realizao das atividades, alm da falta de articulao entre a EMAA e a USF, foram algumas dificuldades encontradas pelo grupo. O fato dos extensionistas planejarem e conduzirem coletivamente as atividades estimulou a pr-atividade e ampliou o senso crtico dos mesmos com relao realidade de comunidades menos favorecidas socialmente, contribuindo para a formao de nutricionistas humanizados, sintonizados com o seu papel como educadores. Constata-se o relevante papel que a extenso popular pode exercer na formao universitria na rea da sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;EDUCAO POPULAR, FORMAO PROFISSIONAL, PROMOO DE SAUDE</td></tr></table></tr></td></table></body></html>