9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:491-2


Poster (Painel)
491-2CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL: PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA DE SANTA MARIA-RS
Autores:Fernanda Giordani Kretzmann (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Gilmara de Campos (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Marion Caroline do Amaral (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Caroline Soriano Baisch (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Raquel da Silveira dos Santos (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Pâmela Kurtz Cezar (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Ana Paula Wilke François (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Elsa Karsburg da Rosa (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Eliane Caldas da Silva (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

Caracterização do Problema: Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, esses são prioridade para o Estado, comunidade, família e sociedade pela sua condição peculiar de desenvolvimento. Assim, a Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Publico de Saúde que atua junto as equipes de Estratégia de Saúde da Família de Santa Maria, vem desenvolvendo um trabalho que busca o cuidado integral aos usuários adscritos nas suas áreas de atuação. Vivenciando a realidade local, percebeu-se a existência de muitas crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Cabe aos profissionais de saúde repensar suas práticas referentes ao acolhimento e intervenção junto a esses sujeitos. Com isso, a construção de um projeto multiprofissional de pesquisa, do tipo investigação-ação que permite associar pesquisa e intervenção com intuito de atender a esta problemática. Descrição da Experiência: A atuação junto às equipes, as visitas domiciliares, os grupos comunitários e atendimentos individuais evidenciaram a precária situação de vida de muitas famílias assistidas. Além disso, a desigualdade social, ausência e/ou mínimas condições sanitárias e de habitação e as múltiplas violências são alguns dos fatores de risco percebidos. Proteger esse contingente populacional é garantir a cidadania destes menores. Os profissionais que vislumbram não apenas o cuidado paliativo, e sim intervenções contínuas e conjuntas, tornam-se sujeitos integrantes e participativos das ações. EFEITOS ALCANÇADOS: As reflexões e discussões culminaram na elaboração e construção de um projeto de pesquisa e intervenção para defrontar essa problemática, onde todos os profissionais transformam-se em co-responsáveis neste processo. RECOMENDAÇÕES: A ação multiprofissional para essas questões permite aliar distintos olhares para entender, planejar e organizar intervenções que lhes garantam a integralidade do cuidado. A construção do projeto é um desafio frente ao contexto apresentado, bem como a necessidade de melhorar a articulação da rede de atenção de Santa Maria, desenvolvendo um plano de intervenção com vistas a prevenir agravos e promover a saúde de crianças e adolescentes .BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069 de 1990. Rio de janeiro: Universo, 1990.


Palavras-chave:  Criança e Adolescente, Situação de risco, Residência Multiprofissional