<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:488-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">488-1</td><td><b>VER-SUS/UNISC: relevncia para o aprendizado da enfermagem acerca dos mecanismos do SUS </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Andreza Legramanti Gomes </u> (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Janice Bringmann (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Juliana Tavares Ferreira (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O VER-SUS/UNISC (Vivncia e Estgios na Realidade do Sistema nico de Sade), surgiu de uma iniciativa de um grupo de acadmicos da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), integrantes do GETESC (Grupo de Estudos e Trabalho em Sade Coletiva) os quais j haviam participado de outras edies do VER-SUS. O mesmo realizou-se entre os dias 17 e 30 de janeiro, na UNISC, contou tambm com a participao de acadmicos da UNISINOS e da UFSM. O grupo constituiu-se de uma equipe multiprofissional de diversas reas da sade, incluindo acadmicos de enfermagem que conseguiram atravs desta vivencia, compreender de forma mais ampla e verossmil os mecanismos de organizao e gesto do SUS, bem como as diversas facetas que o constituem, promover o pensamento crtico acerca do Sistema, e oportunizou-nos a realizar um plano de ao em benefcio de uma comunidade ou servio de sade e assim vivenciar a experincia de ser trabalhador de sade. Foi possvel igualmente, averiguar a constante presena do profissional Enfermeiro nestes locais, geralmente no papel de gesto dos servios, visto sua maior proximidade com a populao e, portanto, detentor de um amplo conhecimento das reais necessidades da mesma. A presena do enfermeiro tambm se fez notvel em trabalhos voltados educao permanente em sade, contribuindo de forma efetiva para a promoo e preveno de agravos. Repensamos idias pr-estabelecidas sobre o SUS e sobre o trabalho da enfermagem, pois o mesmo, no mais comporta prticas meramente assistencialistas, mas volta-se prioritariamente, a aes que venham a minimizar ao mximo os agravos em sade, atravs das medidas preconizadas pelo Ministrio da Sade, previstas na Lei 8.080 e que consolidam as diretrizes do SUS de Universalidade, Equidade e Igualdade. Reafirmamos que para que um sistema de sade com a magnitude do SUS seja realmente efetivo imperativo que os futuros profissionais entendam todos os diversos fatores que permeiam a realidade dos usurios, compreendam a estruturao e vicissitudes do Sistema e sejam atores que modifiquem o ambiente de trabalho no qual esto inseridos. Dessa forma, possibilitou-nos um crescimento pessoal e profissional, alm de garantir um olhar diferenciado, crtico e poltico, mas no preconceituoso para com o sistema. Logo, tal vivncia nos deu ferramentas para refletir sobre nossa futura atuao profissional, bem como nossa condio enquanto usurios deste Sistema.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;VER-SUS/UNISC, Enfermagem, Participao Estudantil</td></tr></table></tr></td></table></body></html>