9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:486-2



486-2POTENCIALIZAÇÃO DA CAPACIDADE DE AÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA BAIXADA SANTISTA: CONSTRUÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO
Autores:Carlos Roberto de Castro E Silva (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Jaquelina Maria Imbrizi (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Maria Graciela Gonzalez Perez de Morell (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Maurício Lourenção Garcia (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Aline Fajardo (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Aurélio Keiji Miyaura (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Fernanda Braz Tobias de Aguiar (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Fenanda Kool Modesto (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Janaína Hatsue Barrozo Hirata (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Karina Kawagoe (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Pâmela Talamoni Chiaperini (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista)

Resumo

A implantação do Campus Baixada Santista da UNIFESP ocorreu no ano de 2005, com um projeto político pedagógico que prioriza a formação interprofissional para a atuação na área de saúde. Um dos eixos dessa proposta – Trabalho em Saúde - tem priorizado situações de aprendizagens em diferentes cenários e a atuação conjunta com o SUS. Na região dos Morros houve a aproximação dos professores com duas unidades do PSF. Os Agentes Comunitários de Saúde por atuarem como mediadores entre o serviço e a comunidade, apoiaram e apóiam as atividades desenvolvidas pelos estudantes junto aos usuários. Nesta convivência quase semanal foi possível perceber demandas específicas dos ACSs que requisitaram um espaço de escuta e de discussão sobre as dificuldades diárias na realização do seu trabalho. Para responder a esta demanda, foi criado o Projeto de Extensão nos Morros Vila Progresso e Santa Maria: A potencialização da capacidade de ação dos agentes comunitários de saúde, que tem por objetivo promover, do ponto de vista psicossocial, um espaço de escuta, acolhimento e elaboração de vivências desencadeadas na atuação do ACS no PSF. O objetivo deste resumo é apresentar a trajetória das atividades desenvolvidas por este projeto desde seu inicio, em agosto de 2009. A proposta inicial era trabalhar de modo interventivo baseado na vivência, tendo como uma das metodologias o grupo operativo de Pichon-Rivière. Após um semestre de atividades, o projeto foi avaliado conjuntamente pelos ACSs, pela equipe da universidade e pela equipe de saúde. As atividades consideradas bem sucedidas foram: conversas sobre nutrição; o estudo de casos; a dança do ventre; a formação de vínculos entre docentes, discentes e ACSs; e o espaço para escuta grupal e acolhimento. As expectativas para o próximo semestre são baseadas nos nós críticos, como a escuta individual, atividades dinâmicas e mais concretas, suporte para a formação de grupos pelos ACS e continuação do estudo de casos, além de passeios fora do Morro. A proposta foi reformulada e as atividades previstas para o primeiro semestre de 2010, ainda em andamento, estão organizadas em três módulos cujas temáticas são: Cultura, lazer e saúde; Corpo e movimento; Nutrição e atividades do cotidiano. Foi possível avaliar que este projeto, além de contribuir para a formação dos ACSs, articula Universidade e Comunidade no sentido de promover a saúde de grupos sociais mais vulneráveis.


Palavras-chave:  agentes comunitários de saúde, formação de ACS, potencialidade de ação