9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:486-1



486-1NARRATIVAS DE VIDA: UM OLHAR SOBRE OS ENCONTROS NO MÓDULO “PRÁTICA CLÍNICA INTEGRADA: ANÁLISE DE DEMANDAS E NECESSIDADES EM SAÚDE” DO EIXO “TRABALHO EM SAÚDE”- UNIFESP/ BAIXADA SANTISTA
Autores:Fernanda Braz Tobias de Aguiar (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Jaquelina Maria Imbrizi (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

As atividades realizadas na UNIFESP/Baixada Santista relacionadas a um projeto político-pedagógico inovador para a formação em saúde tem se mostrado um lugar profícuo não só para o ensino e a formação de habilidades necessárias ao trabalho em saúde, mas também por se configurar como um espaço de trocas e abertura a diversidade de experiências para todos aqueles que possam estar envolvidos, como estudantes, docentes, acompanhados e os serviços de saúde da cidade. Uma das atividades que possibilita o entendimento dessa prática de maneira mais complexa seria a proposta do módulo “Prática clínica integrada: análise de demandas e necessidades em saúde” do segundo ano de graduação do eixo “Trabalho em saúde”. Nesse módulo, alunos de seis cursos (Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Ed. Física e Serviço Social) acompanham em duplas mistas uma pessoa/família em uma das três regiões visitadas de Santos/SP. Esse acompanhamento, através de encontros domiciliares quinzenais, tem como objetivo a aproximação com as necessidades de saúde da população e um melhor entendimento da complexidade dos determinantes do processo saúde-doença-cuidado através da construção conjunta de uma narrativa da história de vida da pessoa/família visitada durante o semestre. A partir disso, essa apresentação discute o projeto de pesquisa de TCC* que visa investigar o encontro entre estudantes e usuários, sua potência de intervenção, seus desdobramentos e como essa experiência pode promover certa saúde. A cartografia reverte o sentido do método, privilegiando o caminho a ser traçado, a partir disso, o início desse caminho está sendo a leitura das narrativas produzidas ao longo do módulo bem como a produção de entrevistas com os estudantes e pessoas acompanhadas. Além disso, tem se mostrado importante a ida a campo durante o desenrolar do módulo para que haja mais pistas para o entendimento de como esse encontro acontece e afeta quem participa. Para acompanhar esse processo serão também tiradas fotografias produzindo assim uma narrativa fotográfica da pesquisa. *Projeto vinculado a pesquisa "Formação para o trabalho em saúde: a experiência em implantação nos cursos de graduação - educação física, nutrição, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista", financiada pelo Cnpq , processo n 479031/2008 8.


Palavras-chave:  formação em saúde, encontro, narrativas em saúde