<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:485-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">485-1</td><td><b>SATISFAO DO USURIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAO DA REDE DE SERVIOS SUS RECIFE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Albuquerque Lauriluci Farias </u> (SMS RECIFE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RECIFE) ; Paz Alcieros Martins (SMS RECIFE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RECIFE) ; Valente Leonilda (SMS RECIFE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RECIFE) ; Dornelas Vilma (SMS RECIFE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RECIFE) ; Sandres Ana Lcia (SMS RECIFE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RECIFE) ; Romeira Maria Adlia (SMS RECIFE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RECIFE) ; Mendes Maria dos Remdios (SMS RECIFE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RECIFE) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A participao popular nas polticas de sade foi estabelecida como uma das diretrizes do Sistema nico de Sade (SUS), atravs da lei 8.142, e tem ganhado cada vez mais fora e responsabilidade no planejamento das aes, fiscalizao dos recursos e avaliao dos programas de sade. A escuta dos usurios do SUS, as opinies e demandas da populao devem ser valorizadas nas decises e encaminhamentos da gesto cotidiana dos servios e do sistema. A Gerncia de Auditoria Assistencial da Secretaria Municipal de Sade do Recife responsvel por apurar a legitimidade tico-legal de atos e fatos, ocorridos no Sistema Municipal de Sade, relevantes para a assistncia sade dos cidados e durante a auditoria aplicado um questionrio de satisfao aos usurios, abordando aspectos de acolhimento, infra-estrutura e qualidade do servio prestado. Dessa forma, props-se, neste estudo, analisar a satisfao dos usurios quanto ao acolhimento, estrutura fsica e qualidade do servio da rede SUS Recife conveniada, no ano de 2009 e comparar a satisfao do usurio com o resultado da auditoria quanto procedncia do foco gerador da denncia. Tratou-se de um estudo observacional, descritivo, do tipo transversal em que foram analisados 191 questionrios da pesquisa de satisfao de 8 processos de auditoria. Os principais resultados encontrados mostraram que 94% dos usurios esto satisfeitos com o tratamento recebido pela equipe de sade; 80,1% esto satisfeitos com a limpeza/higiene dos locais e, o conforto encontrou satisfao em 76% dos entrevistados. Por outro lado, 63,9% mostraram-se insatisfeitos com o tempo de espera para o atendimento e apenas 11,4% tinham conhecimento da existncia de local para reclamaes. Por fim, verificou-se que, embora no tenha sido demonstrada insatisfao dos usurios quanto ao foco gerador da denncia, os resultados dos processos de auditoria identificaram que somente 37,5% dos servios auditados satisfaziam os critrios acima analisados. O conhecimento da satisfao do usurio sobre as dimenses analisadas fundamental para qualificao da rede de ateno, entretanto, faz-se necessrio aperfeioar o olhar dos usurios para qualificao do controle social e da rede de ateno</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;AUDITORIA, AVALIAO, SATISFAO DO USURIO</td></tr></table></tr></td></table></body></html>