9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:483-1


Poster (Painel)
483-1O SUPERA como estratégia para capacitação dos profissionais de saúde na abordagem a usuários de álcool e outras drogas: um processo avaliativo
Autores:Emanuel Moura Gomes (UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Monica Campos Chaves (SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA)

Resumo

INTRODUÇÃO: A complexidade da questão do álcool e outras drogas têm permeado temas como a violência, a segurança, a economia e a saúde. Na saúde, essa temática se constitui um desafio diário para as equipes da estratégia saúde da família na efetivação do cuidado a estes usuários, que tem baixa adesão aos planos terapêuticos, principalmente relacionados a doenças transmissíveis. Na tentativa de empoderar os trabalhadores da ESF na abordagem de usuários de drogas foi estimulada sua participação no curso SUPERA, idealizado pela Secretaria Nacional sobre Drogas. Após a conclusão da primeira turma, surge o questionamento de como os profissionais que realizaram o curso tem sistematizado em sua prática os conhecimentos apreendidos. OBJETIVO: Compreender a aplicabilidade dos conhecimentos sobre álcool e outras drogas do curso SUPERA para os trabalhadores de saúde de uma regional de saúde de Fortaleza. MÉTODO: Realizamos um estudo descritivo, no período de março a maio de 2009, com trabalhadores da rede de atenção a saúde de uma regional do município de Fortaleza que participaram da primeira turma do curso SUPERA promovido pela Secretaria Nacional sobre Drogas/Ministério da Saúde. Inicialmente, os trabalhadores que concluíram a formação foram mapeados por meio das rodas de gestão das unidades e posteriormente utilizamos um questionário semi-estruturado para investigar como o participante compreende a aplicabilidade dos conhecimentos em sua vivência no trabalho; como avalia o método do curso realizado; quais os fatores que facilitaram ou dificultaram a aplicabilidade dos conhecimentos. RESULTADOS: Foi relatado que os conhecimentos condizem com a demanda que busca o serviço de saúde, tendo utilidade prática; referem que a falta de módulos teóricos não favoreceram a compreensão prática de alguns instrumentos; e referiram principalmente que a pressão exercida pela demanda reprimida é um fator que dificulta a aplicação das informações apreendidas. CONCLUSÃO: Concluímos que os trabalhadores reconhecem a prática com os usuários de substâncias psicoativas como mais uma atividade meio a vários programas e com caráter obrigatório; que a organização do serviço inviabiliza o tempo necessário para aplicabilidade dos métodos e estratégias estudadas; e que a falta de módulos práticos dificultou a consolidação da aprendizagem.


Palavras-chave:  educação à distância, drogas, capacitação profissional