477-2 | Um Novo Olhar para o Lixo | Autores: | Anelize Cini (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Gabriela Vasconcelos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Luísa Martinato (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Lisiane Fernandes da Rosa (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Fabiana Almeida Danguy (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Suiane Weimer Cendron (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Mariana Michalski Peres (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Cláudia Silveira Lima (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Cláudia Tarragô Candotti (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
O curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece a disciplina de Saúde e Cidadania do 1º ao 7º semestre. Do 1º ao 3º semestre o foco da disciplina é na promoção, prevenção e educação em saúde. A turma é dividida em três grupos e cada um desses observa certa comunidade vinculada a um Programa Saúde da Família do Distrito Docente Assistencial Glória/Cruzeiro/Cristal de Porto Alegre. No 2º e 3º semestre intervenções são propostas com o assunto escolhido de acordo com a realidade local. Após levantamento de potencialidades e de fragilidades do território, este grupo optou por trabalhar a temática dos resíduos devido ao grande acúmulo nesse ambiente, dando origem ao Projeto Um Novo Olhar para o Lixo.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Com o propósito de conscientizar a população acerca dos males ocasionados pelo acúmulo de lixo, pela falta de reciclagem e do aproveitamento deste material, trabalhamos em 2009/2 na primeira fase do projeto com ênfase no público infantil de três escolas da comunidade. Acreditando que as crianças são potencialmente disseminadoras de conhecimento, optamos por desenvolver trabalhos dinâmicos. Em 2010/1, dando continuidade ao projeto com as crianças do SASE o trabalho ocorre no ambiente externo e o foco é uma mudança no visual do ambiente.
EFEITOS ALCANÇADOS
Para mensurar o impacto das nossas atividades aplicamos um questionário na comunidade em geral e em alunos das mesmas escolas não contemplados com a intervenção. As questões são sobre a existência e a aceitação do Projeto, assim como aplicação das informações prestadas ao longo desse. Interpretamos como satisfatórios os resultados, pois apesar de não haver grande integração comunidade-escola houve repercussão positiva em suas famílias e demais contatos. Além disso, ocorreram mudanças na dinâmica interna das escolas, a exemplo, da disponibilização de algumas lixeiras para coleta seletiva.
RECOMENDAÇÕES
Na comunidade há a intenção de desenvolver projetos relacionados ao meio-ambiente através dos equipamentos sociais, contudo faltam recursos humanos para a execução dessas idéias. Além disso, foi observado que outras entidades deram início a trabalhos sociais sem continuidade, o que ocasionou na comunidade a perda de credibilidade em relação a esse tipo de parceria. Assim, faz-se necessário a implantação de projetos não-pontuais que estabeleçam fortes vínculos com a população local, trazendo resultados mais eficazes.
Palavras-chave: PSF, comunidade, lixo |