9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:466-3


Poster (Painel)
466-3A DISSONÂNCIA ENTRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO
Autores:Rodolpho Fernandes de Souza (UFF - UNiversidade Federal Fluminense) ; Ana Lúcia Abrahão (UFF - UNiversidade Federal FluminenseUFF - UNiversidade Federal Fluminense) ; Hercules Rigoni Bossato (UFF - UNiversidade Federal FluminenseUFF - UNiversidade Federal FluminenseUFF - UNiversidade Federal FluminenseUFF - UNiversidade Federal Fluminense) ; Beatriz Azevedo Cardoso de Souza (UFF - UNiversidade Federal FluminenseUFF - UNiversidade Federal FluminenseUFF - UNiversidade Federal FluminenseUFF - UNiversidade Federal Fluminense)

Resumo

A formação do enfermeiro mostra uma trajetória de lutas por espaço e produção de profissionais donos de um saber científico e técnico, sem, contudo, descuidar do cuidado integral que compõem o ser humano. Portanto, muitas foram e ainda são as dificuldades enfrentadas pelas escolas para uma melhor formação de seus enfermeiros. Desta forma, este estudo consiste em uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar as dissonâncias entre a formação e a prática do enfermeiro. Pensando em contribuir para a reflexão neste âmbito, optou-se por uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa sobre o discurso da literatura profissional, por meio da busca bibliográfica computadorizada. Foram utilizados publicações extraídas de periódicos de enfermagem no período de 1979 a 2007, bem como obras literárias de significativa relevância. Concluiu-se que a formação não evidencia tanto os problemas do cotidiano profissional da enfermagem, existindo grande anseio e insegurança dos enfermeiros ao se depararem diante às dificuldades do processo de trabalho, fazendo-se necessário uma abordagem aos currículos dos cursos.


Palavras-chave:  Enfermagem, Mercado de trabalho, saúde