9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:464-1



464-1Relato de experiência em uma unidade de saúde da família de Santa Maria, RS: colocando em prática o Plano Terapêutico Singular
Autores:Bruna Vanessa Costa da Rosa (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Tainá Adrielle Pereira Pinto (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Renata de Moura Bubadué (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Maria Denise Schimith (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Introdução:Trata-se de um Plano Terapêutico Singular (PTS) realizado na disciplina de Saúde Coletiva III do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este trabalho foi realizado de outubro a novembro de 2009, com duração de 7 dias de visitas domiciliares. Segundo Oliveira (2008), o PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas não somente no plano biológico, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se necessário. A paciente era idosa, parcialmente acamada e morava com a filha e o genro. O PTS proporciona um cuidado baseado na clínica ampliada.Objetivos: Desenvolver atividades de educação em saúde com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e promover a saúde não apenas de um paciente, mas da família como um todo.Metodologia: Trata-se de um plano desenvolvido na Unidade de Saúde da Família de São José de Santa Maria, através da disciplina do curso, visando o aprendizado e a experiência do primeiro contato com o paciente em seu domicilio.Relato e discussão da prática desenvolvida: Primeiramente foi discutido o caso trazido pela agente comunitária. O cuidado foi realizado através das necessidades que a família possuía e também o que foi observado a partir do decorrer das visitas. Tais necessidades eram, entre outras, o controle de pressão arterial, temperatura, as necessidades básicas diárias. Foi solicitado o acompanhamento de uma equipe multiprofissional constituído por uma fonoaudióloga, uma nutricionista, uma enfermeira, que faziam parte da equipe de residência multiprofissional da UFSM. O objetivo principal dessa solicitação foi verificar e tentar solucionar possíveis distúrbios de fala e de alimentação que a paciente vinha sofrendo. Realizou-se educação em saúde acerca de alimentação e conforto ambiental. Ao final de cada visita, sentava-se com os participantes do PTS, acadêmicas de enfermagem, professora, residentes, equipe, discutia-se sobre o caso e o que poderia ser feito com a família para uma mais eficiente promoção da saúde e um resultado positivo do plano.Considerações finais: Através do vínculo criado com essa família foi possível obter melhora significativa no contexto daquela família. Nesse sentido, o PTS se configura instrumento potente para desfechar processos de mudança nas práticas de saúde, contribuindo para a diversificação das ofertas nos serviços de saúde.


Palavras-chave:  Enfermagem, Plano Terapêutico Singular, Relato de experiência