9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:463-1


Poster (Painel)
463-1RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: POSSIBILIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O AUTO-CUIDADO EM SAÚDE
Autores:Patricia Pereira da Silva (UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSERMSFC - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSINAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADESMSL - SECRETARIA MUNICIPAL SAÚDE DE LAGES) ; Deison Fernando Frederico (UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSERMSFC - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSINAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADESMSL - SECRETARIA MUNICIPAL SAÚDE DE LAGES) ; Juliane de Moliner (UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSERMSFC - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSINAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE) ; Maiani Pereira da Rosa de Lins (UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSEUNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSERMSFC - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSINAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE) ; Tatiane Muniz Barbosa (UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSERMSFC - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSINAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE)

Resumo

No dia 08 de março de 2010, Dia Internacional da Mulher, psicólogas e dentistas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) e uma técnica de enfermagem de uma Unidade Saúde da Família (USF) do município de Lages/SC, em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e com alunos de uma escola da comunidade, desenvolveram uma ação junto às mulheres adultas usuárias da USF. Os objetivos da atividade foram homenagear as mulheres, contextualizar marcos históricos da data, sensibilizar para o auto-cuidado em saúde e propiciar fortalecimento da auto-estima, a partir do viés da educação em saúde. A atividade foi operacionalizada da seguinte maneira: duas dentistas, duas psicólogas e uma técnica de enfermagem, se caracterizaram de ciganas e ofereceram para as mulheres um atendimento diferente do habitual, com preparação de um cenário, utilizando para isso dois consultórios, que foram decorados como “tendas ciganas”. Ao entrarem na “tenda” as mulheres eram acolhidas pelas profissionais da saúde como se fossem receber um atendimento de “leitura de cartas”, sendo que estas cartas continham mensagens positivas com o intuito de trabalhar a auto-estima e o auto-cuidado em saúde, buscando o conhecimento prévio das usuárias, suscitando reflexões e possibilitando espaço para que as mesmas pudessem falar sobre seus sentimentos e saberes. Além disso, na sala de espera, as estudantes da escola parceira faziam uma fala sobre os marcos históricos que legitimaram o Dia Internacional da Mulher. Em outro consultório as monitoras do CRAS prepararam um salão de beleza e realizaram atividades de corte de cabelo, penteado e manicura. No decorrer da atividade as profissionais caracterizadas de ciganas perceberam, um certo estranhamento e um pouco de resistência das usuárias para entrar na tenda. Desta forma, a abordagem foi revista e as profissionais foram para a recepção da USF, onde deram continuidade a proposta, oferecendo orientações a respeito de cuidados em saúde, utilizando do tema “Mulher que se ama, se cuida” trabalhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir desta atividade, onde se utilizou a metodologia da educação popular, que considera o conhecimento prévio do usuário, e não elege o profissional como detentor do saber, os profissionais ressaltaram a importância de desenvolver mais ações partindo deste pressuposto, a fim de sensibilizar as mulheres e a comunidade em geral para o auto-cuidado em saúde.


Palavras-chave:  educação popular, auto-cuidado, mulher