9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:462-1


Poster (Painel)
462-1RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE:RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NUTRICIONISTA RESIDENTE DO INSTITUTO DE CARDIOLOGIA IC-FUC NO GRUPO DE PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA.
Autores:Renata Monteiro Vieira (IC-FUC - INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL) ; Sandra Mari Barbiero (IC-FUC - INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL) ; Adriana Morellato (IC-FUC - INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL) ; Anne Dal Magro Mello (IC-FUC - INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL) ; Soraia Poloni (IC-FUC - INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL) ; Sabrina Lentz (IC-FUC - INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL) ; Bruna Lazzeri (IC-FUC - INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

INTRODUÇÃO: O Instituto de Cardiologia é um hospital referência em cirurgia cardíaca. Realiza de seis a oito cirurgias por dia, dentre elas, cirurgia de revascularização do miocárdio, troca de valvas e correções congênitas. O objetivo da cirurgia é a oferta de uma melhor qualidade de vida ao paciente. Os sentimentos gerados no pré-operatório são os de ansiedade, estresse, insegurança, angústia e medo por estarem diante de uma experiência nova e desconhecida. Já no pós-operatório as pessoas se sentem aliviadas, gratas, eufóricas pensando em uma vida nova. A idéia do grupo surgiu em 1984 com o intuito de minimizar traumas e auxiliar na recuperação dos pacientes. Foi criado em março de 1985. OBJETIVOS: Fazer o acolhimento dos futuros pacientes dando oportunidade de verbalizarem suas ansiedades e necessidades, conversarem sobre suas experiências com cirurgia e sobre a cirurgia cardíaca, se ajudando mutuamente; apresentar equipe multiprofissional de saúde, auxiliando a compreender seu papel e auxiliar na compreensão dos procedimentos, desfazendo fantasias existentes. MÉTODOS: A equipe é composta por um nutricionista, um psicólogo, um enfermeiro e um fisioterapeuta. O profissional psicólogo é o coordenador do grupo. A divulgação aos pré-operatórios é feita no momento da marcação da cirurgia onde são convidados a participarem dos encontros. Os pós-operatórios são convidados a participarem em seus leitos pelos técnicos de enfermagem, psicólogos e enfermeiros a fim de darem seus depoimentos. O grupo acontece duas vezes por semana com duração de uma hora, inicia com a apresentação da equipe e dos participantes, são explicados os objetivos do grupo e os pré-operatórios são estimulados a verbalizarem suas dúvidas. Logo após, os pós-operatórios apresentam seus relatos e enfim a equipe esclarece as dúvidas dos participantes. RESULTADOS: Foi observado entre os participantes do grupo menos ansiedade (- 13%), medo e insegurança; melhor aceitação da doença; maior adesão ao tratamento; a percepção da importância do grupo; satisfação; menor tempo de internação (- 1 dia); menos complicações no pós-operatório e maior envolvimento da equipe multiprofissional no atendimento ao paciente pós-operatório. CONCLUSÃO: O presente grupo é importante na reabilitação do paciente no pós-operatório, visto que os fatores emocionais são de grande implicância na recuperação.


Palavras-chave:  EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, GRUPO APOIO, PRÉ E PÓS OPERATÓRIO