<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:460-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">460-1</td><td><b>Educao permanente a distncia: A participao da enfermagem em teleconferncias do Projeto Telessade Brasil Ncleo Rio de Janeiro</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Magda Guimares de Araujo Faria (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; <u>Helena Maria Scherlowski Leal David </u> (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A educao a distncia um mtodo pedaggico de ensino em que o educador e o educando no compartilham o mesmo ambiente fsico. Na enfermagem, a educao a distncia um meio cada vez mais utilizado de inserir o profissional, em um meio que o estimule a buscar novos conhecimentos e compartilhar sua experincia prtica. Em campos mais especficos, como o enfermeiro atuante na ateno bsica, estratgias de educao permanente se fazem indispensveis para atualizar o profissional a respeito de seus conceitos e suas prticas. Alm disso, os programas de educao permanente nos quais os profissionais de enfermagem se inserem possibilitam o desenvolvimento de habilidades especficas, tais quais postura crtica, autoavaliao e autogesto8. A partir desse conceito, Ministrio da Sade criou em 2006 o projeto Telessade Brasil, que possui diversas ferramentas que auxiliam o profissional na busca de conhecimentos ou atualizaes sobre diversos temas em que est inserido. Dentre elas esto os servios de teleconferncia e teleconsultoria. O presente artigo tem por objetivo descrever a participao dos enfermeiros cadastrados no Projeto Telessade Brasil ncleo RJ, na estratgia de teleconferncia. Trata-se de um estudo quantitativo, com desenho longitudinal e observacional, e carter descritivo. Os dados foram obtidos atravs de registros na base de dados do prprio projeto e sua delimitao temporal corresponde ao ano de 2009. Os resultados indicam houve um aumento progressivo da participao dos profissionais nessa modalidade de ensino, resultando em 557 participantes. Alm disso, mostra que no ms de abril, apenas 16 pessoas participaram das atividades propostas, porm em novembro, esse nmero subiu para 154. A partir desses dados, conclumos que o Projeto Telessade Brasil atende a um pblico que at ento no possua programas de educao permanente eficazes. Alm disso, evidenciamos que a partir de uma maior divulgao do Projeto, as participaes aumentaram, o que demonstra que o profissional receptivo a novas estratgias pedaggicas de aprendizado. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao a distncia, Educao permanente, Enfermagem</td></tr></table></tr></td></table></body></html>