9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:460-1


Poster (Painel)
460-1Educação permanente a distância: A participação da enfermagem em teleconferências do Projeto Telessaúde Brasil Núcleo Rio de Janeiro
Autores:Magda Guimarães de Araujo Faria (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Helena Maria Scherlowski Leal David (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

A educação a distância é um método pedagógico de ensino em que o educador e o educando não compartilham o mesmo ambiente físico. Na enfermagem, a educação a distância é um meio cada vez mais utilizado de inserir o profissional, em um meio que o estimule a buscar novos conhecimentos e compartilhar sua experiência prática. Em campos mais específicos, como o enfermeiro atuante na atenção básica, estratégias de educação permanente se fazem indispensáveis para atualizar o profissional a respeito de seus conceitos e suas práticas. Além disso, os programas de educação permanente nos quais os profissionais de enfermagem se inserem possibilitam o desenvolvimento de habilidades específicas, tais quais postura crítica, autoavaliação e autogestão8. A partir desse conceito, Ministério da Saúde criou em 2006 o projeto Telessaúde Brasil, que possui diversas ferramentas que auxiliam o profissional na busca de conhecimentos ou atualizações sobre diversos temas em que está inserido. Dentre elas estão os serviços de teleconferência e teleconsultoria. O presente artigo tem por objetivo descrever a participação dos enfermeiros cadastrados no Projeto Telessaúde Brasil núcleo RJ, na estratégia de teleconferência. Trata-se de um estudo quantitativo, com desenho longitudinal e observacional, e caráter descritivo. Os dados foram obtidos através de registros na base de dados do próprio projeto e sua delimitação temporal corresponde ao ano de 2009. Os resultados indicam houve um aumento progressivo da participação dos profissionais nessa modalidade de ensino, resultando em 557 participantes. Além disso, mostra que no mês de abril, apenas 16 pessoas participaram das atividades propostas, porém em novembro, esse número subiu para 154. A partir desses dados, concluímos que o Projeto Telessaúde Brasil atende a um público que até então não possuía programas de educação permanente eficazes. Além disso, evidenciamos que a partir de uma maior divulgação do Projeto, as participações aumentaram, o que demonstra que o profissional receptivo a novas estratégias pedagógicas de aprendizado.


Palavras-chave:  Educação a distância, Educação permanente, Enfermagem