9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:459-2



459-2INTERSETORIALIDADE A NÍVEL LOCAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Autores:Gabriel Trevizan Corrêa (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Adriana Guimarães da Silva (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: em 1990, a Organização Panamericana da Saúde chancelou a estratégia de atenção primária ambiental, proposta orientada pelo reconhecimento do direito dos seres humanos de viver em um ambiente saudável e de ser informado sobre os riscos para sua saúde e bem-estar, bem como de suas responsabilidades e deveres em relação à proteção, conservação e recuperação do ambiente e da saúde. Desta maneira, e em comemoração à 16ª Semana Interamericana da Água (2009), a Coordenadoria Geral de Vigilância Sanitária do município de Porto Alegre propôs parceria aos residentes médicos e multiprofissionais do Centro de Saúde-Escola Murialdo para a realização de um cronograma de ações de educação em saúde ambiental nas escolas, durante um período de cinco semanas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: na UBS Morro da Cruz, os residentes de primeiro ano do serviço social e de odontologia abraçaram a proposta. As atividades foram realizadas semanalmente com uma turma do terceiro ciclo da escola municipal pertencente ao território, até o final do ano letivo. Após pactuação com a direção e professores da escola, as seguintes atividades foram desenvolvidas: leitura conjunta de textos; atividades artísticas; reflexão a cerca da responsabilização de cada indivíduo; realização de entrevistas; territorialização; projeção das fotos para debate sobre a territorialização e, a partir deste, elaboração de cartaz com propostas de intervenção; elaboração de panfletos a serem distribuídos na comunidade; elaboração de painel com fotos da atividade e exposição do mesmo na Feira Comunitária do Morro da Cruz e no salão da UBS. EFEITOS ALCANÇADOS: foi possível o estabelecimento do vínculo entre os adolescentes e os residentes, assim como o fortalecimento da relação entre escola e UBS. Os adolescentes envolveram-se com o convite frequente à reflexão sobre o tema e com as atividades, de modo que os mesmos puderam sentir-se responsáveis pela preservação do meio ambiente como contribuição para a mudança e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. RECOMENDAÇÕES: recomenda-se continuidade das atividades com o mesmo grupo de educandos, objetivando-se a manutenção e fortalecimento do vínculo entre os adolescentes e profissionais e entre escola e UBS. Desta maneira, potencializar-se-á o processo pedagógico de sensibilização sobre os educandos, enquanto mais um importante caminho trilhado pelo trabalho a nível local na busca de repercussões positivas sobre o viver da comunidade.


Palavras-chave:  Educação ambiental, Intersetorialidade a nível local, Promoção de saúde