9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:458-1



458-1ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Autores:Sabrina Alves Ribeiro Barra (UFJF - Univesidade Federal de Juiz de fora) ; Bruna Carneiro Silva (UFJF - Univesidade Federal de Juiz de fora) ; Roberta Lopes Kalrburger (UFJF - Univesidade Federal de Juiz de fora) ; Amanda Teixeira Tolomelli (UFJF - Univesidade Federal de Juiz de fora) ; Viviane Pereira do Vale (UFJF - Univesidade Federal de Juiz de fora) ; Meryland Dias de Amorim Friaça (UFJF - Univesidade Federal de Juiz de fora) ; Kristiane Castro Dias Duque (UFJF - Univesidade Federal de Juiz de fora) ; Dayse Maria Moraes E Souza (UFJF - Univesidade Federal de Juiz de fora)

Resumo

Como residentes na área de Saúde da Família percebemos, a partir de nossa vivência, que o atendimento a população local beneficiada pelo Programa Bolsa Família (PBF), restringia-se a uma ação pontual, com realização de pesagem semestral, classificação do estado nutricional, avaliação do cartão de vacina pela enfermagem e atendimentos por demanda espontânea pelo serviço social. Entendemos que estas ações não são suficientes para garantir o efetivo acompanhamento das famílias e cumprimento da condicionalidade da saúde, pois observamos que muitas das crianças se encontravam em grupos de risco nutricional e baixo peso e nenhuma atividade diferenciada era desenvolvida para promoção da saúde dessas crianças. Em busca de promover uma articulação entre o PBF e a Estratégia Saúde da Família (ESF), este projeto tem por objetivo desenvolver uma dinâmica interdisciplinar no acompanhamento nutricional de crianças beneficiadas pelo PBF, a partir da pesagem semestral. Para tanto, propusemos a realização de grupos educativos e atendimentos individuais com profissionais de diferentes categorias (assistentes sociais, médicos, enfermeiros), para as famílias cujas crianças apresentam baixo peso, risco nutricional ou sobrepeso. Iniciamos o projeto em 2009 e temos buscado aperfeiçoá-lo, imprimindo modificações para a pesagem de 2010, que está em andamento. O projeto consiste na realização de busca ativa das famílias beneficiadas; agendamento de uma data para a pesagem; avaliação do peso e altura da criança e do cartão de vacina. Em seguida a intervenção da equipe volta-se na atenção às famílias cujas crianças apresentam risco nutricional ou peso inadequado para idade e que não estejam sendo acompanhadas pela UBS. Com base na avaliação da pesagem de 2009, propomos para 2010 o fortalecimento dessas ações, objetivando que as crianças sejam continuamente acompanhadas, inseridas em fluxos de atendimento na UBS (Serviço de Atenção ao Desnutrido, Suspirar, puericultura, demanda) e/ou outras instituições. Considerando que um dos objetivos do PBF é promover o acesso à rede de serviços públicos, e que as condicionalidades representam a participação das famílias nas políticas de educação e saúde buscando sua inclusão social, ratificamos a importância desta proposta de intervenção.


Palavras-chave:  Acompanhamento das crianças do PBF, Estratégia Saúde da Família, Programa Bolsa Família