<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:455-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">455-1</td><td><b>O portflio como tecnologia educativa: reflexes no contexto da Iniciao Educao Politcnica em Sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Grasiele Nespoli </u> (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio) ; Camila Furlanetti Borges (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio) ; Marcela Alves Abrunhosa (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio) ; Danielle Ribeiro de Moraes (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio) ; Ana Lucia de Moura Pontes (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio) ; Anglica Ferreira Fonseca (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A luta em defesa da sade no Brasil gerou uma srie de questionamentos dos modelos e prticas de formao dos trabalhadores sustentados pelo tecnicismo, pela fragmentao do conhecimento e pela diviso social do trabalho. Dos questionamentos surgiram proposies que ensejam iniciativas capazes de transformar os processos formativos e as formas de organizao do trabalho na sade. Dentre essas proposies, a educao politcnica foi fortalecida no mbito da Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio (EPSJV/FIOCRUZ) e busca romper as prticas que preparam os trabalhadores, atravs de treinamentos e capacitaes, para ocuparem postos de trabalho oferecidos pelo mercado, e que reificam uma formao que reproduz a lgica da descartabilidade do trabalhador. Nesse sentido, a EPSJV investe em estratgias educativas que incentivam a pesquisa, a articulao entre teoria e prtica, e a viso crtica dos modos de produo e das bases cientficas de organizao do trabalho. Partindo da premissa que a avaliao um importante fator de mudana do modelo educativo, em 2008, foi incorporado o portflio como instrumento de avaliao dos alunos no contexto da Iniciao Educao Politcnica em Sade  espao que integra todos os alunos independente da habilitao tcnica e que discute noes e conceitos fundamentais dos campos da sade e do trabalho. Com o objetivo de compreender e refletir a incorporao do portflio no contexto da formao politcnica, este trabalho apresenta a experincia realizada nos ltimos anos que indica o potencial dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem e na transformao do modelo avaliativo tradicional, classificatrio e normativo. O portflio mostra-se coerente com a educao dialgica, possibilita o acompanhamento do desenvolvimento do aluno, fortalece a participao nos momentos formativos, a significao dos contedos discutidos e a reflexo crtica das estratgias educativas e da prtica docente. Embora tenha sido incorporado como um instrumento de avaliao, o portflio supera sua funo avaliativa, uma vez que expressa um saber-fazer e se constitui como uma tecnologia de formao, mediao e participao de alunos e professores. Se por um lado o portflio mais do que um instrumento de avaliao, esta, por sua vez, no contexto da formao politcnica, extrapola o portflio enquanto instrumento, pois se preocupa com a crtica e com a transformao do trabalho.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;tecnologia educacional, educao profissional em sade, portflio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>