<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:451-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">451-1</td><td><b>A poltica nacional de reorientao da formao profissional em sade: inflexes nas relaes institucionais e nos papis dos atores envolvidos.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Henrique Dias </u> (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Sade Pblica - Fiocruz) ; Luciana Lima (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Sade Pblica - Fiocruz) ; Mrcia Teixeira (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Sade Pblica - Fiocruz) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Em 2003, a criao da Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade marcou a aproximao dos campos da Sade e da Educao, tornando-se estratgica no desenvolvimento de polticas para reorientar o processo de formao profissional em sade. As iniciativas no mbito do VER-SUS e AprenderSUS (2004) abordavam a importncia do sistema de sade como um espao de ensino-aprendizagem, para alm da instituio acadmica. A partir dessas experincias, se instituiu, em 2005, o Programa de Reorientao da Formao Profissional em Sade (Pr-Sade), ampliado em 2007; ano do lanamento do Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade (PET-Sade). Ambos os programas fazem parte do conjunto de inciativas que compem a poltica nacional de reorientao da formao profissional em sade, construda segundo as diretrizes da Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade. De modo geral, as aes decorrentes desta poltica configuram-se em torno de trs eixos principais: integrao ensino-servio; integralidade da ateno sade; e reformulao do projeto pedaggico dos cursos. Este trabalho objetivou analisar a poltica nacional de reorientao da formao profissional em sade, identificando as inflexes no campo da gesto da educao na sade, e as repercusses para a institucionalidade da poltica (orientaes cognitivas e diretrizes normativas, atores mobilizados, relaes inter-institucionais, estratgias e instrumentos utilizados), no bojo da integrao ensino-servio. A estratgia metodolgica compreendeu a anlise dos documentos referentes construo destas aes, em especial o Pr-Sade e o PET-Sade. So eles: portarias, editais, manuais, planos de ao, informes, dentre outros. Identificou-se um novo arranjo nas relaes das instituies envolvidas no processo - a universidade, o servio de sade e a gesto do sistema  com incorporao e valorizao das instncias decisrias do SUS. Alm disso, a poltica tende a alterar os papis dos atores inseridos em sua construo, em especial, no que tange a elaborao conjunta de projetos reformuladores da formao profissional em sade, o entendimento do servio como campo pedaggico e de prtica profissional, e a gesto dos recursos financeiros. Nesse sentido, se observa que a poltica nacional de reorientao da formao profissional em sade estabelece mudanas organizacionais e novos mecanismos de dilogo entre as instituies, evidenciando distintos interesses dos seus atores, frente ao processo.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Polticas de recursos humanos em sade, Educao superior em sade, Formao profissional em sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>