9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:449-1



449-1TRABALHANDO A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA-PB
Autores:Islany Costa Alencar (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Renata Duarte Moreira (UFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Maria das Dores Costa Brito (UFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Pedro José Santos Carneiro Cruz (UFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

O Programa Bolsa Família (PBF) integra uma estratégia política nacional de superação da fome e da pobreza econômico-social, visando assegurar a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas camadas populares. Nesse cenário, ações de educação nutricional vêm se mostrando necessárias para se integrar ao PBF, no sentido de ajudar a população a superar os problemas sociais. Com isso, o Projeto de Extensão Universitária “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta como um dos seus objetivos aprimorar ações educativas inerentes ao PBF em parceria com as comunidades de Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Pedra Branca, em João Pessoa-PB. Assim, educadores populares, estudantes e docentes universitários vêm realizando atividades de educação nutricional no grupo comunitário “Lá Vêm Elas” desde 2009, visando possibilitar a população fortalecer a consciência crítica e participativa, capaz de problematizar diversos temas, como: a higienização e manipulação dos alimentos, os mitos e tabus alimentares, o aproveitamento integral dos alimentos, e o direito a alimentação. Para debater tais questões, foram utilizadas estratégias incentivadoras da criatividade, como a elaboração de uma esquete de rádio interativa, demonstrações de receitas, dinâmicas de reflexão e integração, painéis educativos e rodas de conversa, onde a capacidade de análise e elaboração de pensamentos por parte dos comunitários eram estimuladas. Durante este período, surgiram dificuldades como a falta de recursos para um melhor desenvolvimento de determinadas atividades e a discreta participação da USF no desenvolvimento do grupo. Tal situação foi superada pela vontade de progredir presente em cada uma das participantes, assim como o empenho dos estudantes em prol da qualificação do grupo como mais um elemento para a transformação da difícil realidade social da comunidade. O PINAB busca, junto à população, uma melhor reflexão e compreensão do processo saúde-alimentação. Esta experiência gerou um aprendizado mútuo e contínuo, re-alimentando a disposição de seus protagonistas em elaborar ações transformadoras do PBF e da realidade sócio-econômica ali vivenciada.


Palavras-chave:  Educação Nutricional, Educação Popular, Políticas e Programas Institucionais.