9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:444-1



444-1A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O SUS: análise dos projetos dos cursos de graduação da área saúde da Universidade de Caxias do Sul
Autores:Glaucilene de Oliveira Santos (UCS - Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

Partindo de uma observação empírica percebe-se que muitos estudantes da área da saúde concluem a graduação não conhecendo plenamente o Sistema Único de Saúde, seus fundamentos, princípios e diretrizes. Se inserem neste sistema sem compreendê-lo e, portanto, sem as competências e habilidade gerais e o compromisso ético-político necessário. Levanta-se então a hipótese de que os currículos universitários dos cursos de graduação da área da saúde possam não estar dando conta da formação necessária de profissionais para atuarem nos serviços que compõem o SUS, em todos os níveis de atenção à saúde. Este estudo visa identificar potencialidades e fragilidades na formação dos recursos humanos para atuarem no SUS, considerando as competências e habilidades necessárias para o exercício profissional em saúde, por meio da análise os projetos de cursos da área da saúde da Universidade de Caxias do Sul, comparando-os com as diretrizes curriculares para cursos de graduação da área da saúde preconizadas pelo Conselho Nacional de Educação, bem como examinar as habilidades e competências desenvolvidas nos graduandos dos cursos da área da saúde, sob o ponto de vista dos coordenadores dos cursos pesquisados. Pretende-se trabalhar com quatro cursos tradicionais da área da saúde da Universidade de Caxias do Sul, ou seja, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição e dois cursos da área de humanas – Psicologia e Serviço Social. Como método planeja-se utilizar a pesquisa comparativa incluindo como instrumentos a pesquisa documental e análise de conteúdo e a pesquisa participativa que se dará através de grupo focal com coordenadores dos cursos pesquisados. Com o desenvolvimento do presente trabalho almeja-se contribuir com os cursos de graduação nesse momento de re-estruturação curricular, para adequação da formação às necessidades de saúde da população e do Sistema Único de Saúde.


Palavras-chave:  Ensino em Saúde, Diretrizes curriculares nacionais, Cursos de graduação em saúde