<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:444-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">444-1</td><td><b>A FORMAO DE RECURSOS HUMANOS PARA O SUS: anlise dos projetos dos cursos de graduao da rea sade da Universidade de Caxias do Sul</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Glaucilene de Oliveira Santos </u> (UCS - Universidade de Caxias do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Partindo de uma observao emprica percebe-se que muitos estudantes da rea da sade concluem a graduao no conhecendo plenamente o Sistema nico de Sade, seus fundamentos, princpios e diretrizes. Se inserem neste sistema sem compreend-lo e, portanto, sem as competncias e habilidade gerais e o compromisso tico-poltico necessrio. Levanta-se ento a hiptese de que os currculos universitrios dos cursos de graduao da rea da sade possam no estar dando conta da formao necessria de profissionais para atuarem nos servios que compem o SUS, em todos os nveis de ateno sade. Este estudo visa identificar potencialidades e fragilidades na formao dos recursos humanos para atuarem no SUS, considerando as competncias e habilidades necessrias para o exerccio profissional em sade, por meio da anlise os projetos de cursos da rea da sade da Universidade de Caxias do Sul, comparando-os com as diretrizes curriculares para cursos de graduao da rea da sade preconizadas pelo Conselho Nacional de Educao, bem como examinar as habilidades e competncias desenvolvidas nos graduandos dos cursos da rea da sade, sob o ponto de vista dos coordenadores dos cursos pesquisados. Pretende-se trabalhar com quatro cursos tradicionais da rea da sade da Universidade de Caxias do Sul, ou seja, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrio e dois cursos da rea de humanas  Psicologia e Servio Social. Como mtodo planeja-se utilizar a pesquisa comparativa incluindo como instrumentos a pesquisa documental e anlise de contedo e a pesquisa participativa que se dar atravs de grupo focal com coordenadores dos cursos pesquisados. Com o desenvolvimento do presente trabalho almeja-se contribuir com os cursos de graduao nesse momento de re-estruturao curricular, para adequao da formao s necessidades de sade da populao e do Sistema nico de Sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino em Sade, Diretrizes curriculares nacionais, Cursos de graduao em sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>