9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:443-1


Poster (Painel)
443-1A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: O RESGATE DO TRABALHO EM EQUIPE ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO BASEADO NOS INDICADORES DE SAÚDE.
Autores:Nadiege Reis de Santana Gois (SMS/ARACAJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU) ; Maria Cecilia Tavares (SMS/ARACAJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU) ; Maria Angela Leite Chaves (SMS/ARACAJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU) ; Maria José Freitas Pereira (SMS/ARACAJU - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARACAJU)

Resumo

a Coordenação de Educação Permanente de Aracaju COEPS, em articulação com a Rede de Atenção Básica, a Coordenação dos Programas de Saúde da Mulher e da Criança, deslanchou, no segundo semestre de 2009, processo de reflexão sobre a Educação Permanente como instrumento de gestão. O processo foi motivado por duas questões fundamentais. A foi os alertas do Ministério da Saúde sobre a necessidade de observar os indicadores de saúde dos segmentos mulher e criança, tendo em vista o crescimento dos mesmos. A segunda foi a motivação interna das equipes da Secretaria de Saúde de Aracaju em desenvolver, efetivamente nos processos de educação em saúde, a educação permanente nos cotidianos dos serviços de saúde, ampliando os seus sujeitos para a população, como mediação também para processos de promoção da saúde. Imbuídos desse propósito, durante todo o ano de 2009, todas as equipes de Saúde da Família, que corresponde ao total dos trabalhadores da Atenção Básica de Aracaju, foram capacitadas nos Programas de Saúde da Mulher e da Criança quando foram repassadas as informações necessárias sobre os aspectos técnicos desses programas para o “controle” imediato dos indicadores que, em Aracaju, começavam a apresentar alguns índices preocupantes. Após o final dessa etapa, avaliando que o processo vivido teria sido apenas “informativo”, o que não condizia com os princípios defendidos pelas Coordenações, fora deslanchado nova etapa denominada de “Oficina de Planejamento em Saúde da Mulher e da Criança”. A oficina consiste em um dia com as equipes, oito equipes por dia, no Centro de Educação Permanente da Saúde, quando mais uma vez são retomados os indicadores de saúde e é feito o planejamento para cada território especifico e os pactos com as Coordenações para o monitoramento e avaliação dos mesmos. A experiência em curso tem demonstrado que, mesmo em momento emergenciais e com demandas imediatas, é sempre necessário e possível encontrar alternativas que garantam os princípios do compromisso com o SUS.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO PERMANENTE, PLANEJAMENTO, TRABALHO EM EQUIPE