9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:442-3



442-3PET-SAÚDE: Uma analise do acesso aos serviços de atenção básica de usuários portadores de doenças crônicas, em Alagoas
Autores:Altamira Pereira da Silva Reichert (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP) ; Maria das Graças Monte M. Taveira (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP) ; Maria Edna Bezerra da Silva (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP) ; Tereza Angélica Lopes de Assis (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP)

Resumo

O PET-SAÚDE tem como pressuposto educação pelo trabalho e é destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia Saúde da Família-ESF. Diversos estudos são realizados com a finalidade de auxiliar a melhoria da cobertura e do acesso dos pacientes com doenças crônicas aos serviços de saúde. É necessário um esforço enérgico para garantir a acessibilidade aos serviços. A ESF coloca como prioridade a garantia do princípio da igualdade dos usuários que todos tenham acesso a saúde, e isso se evidencia na necessidade de expansão da rede. É de fundamental importância investigar como as pessoas portadoras de doenças crônicas (hipertensão e diabetes), assistidas pela - ESF percebem sua satisfação com o acesso a estes serviços e como isso pode afetar o processo de adoecimento. Objetivo: analisar o acesso aos serviços de saúde, cenários de prática do curso de Medicina da UFAL/AL de portadores de doenças crônicas em especial hipertensos e diabéticos ou ambos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo transversal, utilizando a entrevista estruturada, para avaliar o grau de satisfação com o acesso aos serviços de saúde. A amostra foi composta por 1.290 usuários portadores de doenças crônicas (hipertensão e diabetes) assistidos pelas USF dos municípios de Santana do Ipanema, Arapiraca e Maceió. Os dados quantitativos foram obtidos por meio de entrevista individual, utilizando o formulário (WHOQOL – bref), da Organização Mundial de Saúde. Resultados e conclusão: Foi encontrado respectivamente nos municípios pesquisados, um percentual de 69,7%, 66,3% e 62,6% de usuários muito satisfeitos e satisfeitos com o acesso aos serviços. Podemos inferir com este resultado que a ESF dos municípios pode estar contribuindo para a melhoria do acesso da população. Evidenciando a importância da estratégia. A realização do presente estudo possibilitou uma maior aproximação com a problemática que envolve a vivência com a doença crônica e com os cenários de prática. A condução do trabalho foi elaborado na perspectiva de aluno-equipe contribuindo para fortalecer o serviço, motivando os preceptores, alunos e tutores ao trabalho de ensino, pesquisa e extensão o que vem engrandecer todo o processo de mudança curricular do nosso curso e contribuindo para a melhoria da organização e qualidade do acesso e da prestação das ações e serviços à comunidade.


Palavras-chave:  atenção básica, portadores de doenças crônicas, acessibilidade