437-2 | PESQUISA-AÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENSINO-SERVIÇO EM UMA POLICLÍNICA DE FORTALEZA: RESULTADOS PARCIAIS | Autores: | Lidiany Alexandre Azevedo (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Pedro Henrique Rocha Ribeiro (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Débora Cristina Lobo Silveira (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu (UFC - Universidade Federal do Ceará) |
Resumo A necessidade da integração entre ensino e serviço se configura em uma das formas de se atingir os objetivos das instituições de educação e das unidades de serviços de saúde. Porém, essa relação não tem ocorrido da maneira como se pretende, causando um distanciamento e certa hierarquia entre os centros de formação e os de assistência, onde um se apresenta prioritariamente como o local do conhecimento e o outro enquanto o espaço de prática. Fato que ocasiona uma ruptura entre teoria e prática e tornando deficiente a formação dos futuros profissionais. Sabe-se que a utilização do sistema de saúde para desenvolver ações vinculadas à formação dos estudantes oferece a possibilidade de contribuir com o progresso do modo como se disponibilizam os trabalhos, contemplando a formação e educação permanente dos profissionais (SALVIATO, 2009) que estão na atenção. Acreditando-se que essa relação pode ser potencializada a partir da compreensão que se tem dela, propôs-se investigar o entendimento que os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família de uma Policlínica de Fortaleza têm da relação ensino-serviço na Atenção Básica. Pensando que essa pesquisa também poderia se configurar em uma intervenção, optou-se pelo uso de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa. O instrumento adotado para a coleta de informações foi o grupo focal, com um estilo de grupo semi-estruturado. Os encontros foram realizados no auditório da unidade, nos meses de janeiro e fevereiro do corrente ano, totalizando cinco encontros. O grupo era composto por enfermeira, odontóloga, agente comunitário de saúde, estudante da Residência Multiprofissional e a gestora da instituição. Obteve-se como resultados parciais a reflexão dos profissionais acerca dos papéis dos atores envolvidos nas atividades formativas, bem como a importância de sistematizar ações que levem em consideração as demandas do serviço e as necessidades da universidade e iniciativa dos profissionais em promoverem um encontro na unidade para a criação de um protocolo de estágios e internatos. Chegou-se a conclusão inicial de que há grande interesse dos profissionais em participarem de atividades que se configurem em momentos de formação, porém devido à sobrecarga de trabalho, esses se tornam escassos e de difícil realização, ganhando destaque os profissionais da Medicina, os quais constantemente estão ausentes. Palavras-chave: relação ensino-serviço, estratégia saúde da família, formação |