9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:437-1



437-1A ORGANIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENSINO E SERVIÇO EM UMA POLICLÍNICA DE FORTALEZA
Autores:Lidiany Alexandre Azevedo (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Pedro Henrique Rocha Ribeiro (UFC - Universidade Federal do Ceará) ; Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde tem como objetivo a formação de profissionais de saúde sensibilizados à importância da Estratégia Saúde da Família (ESF). Este trabalho reflete sobre a experiência que vem sendo desenvolvida por uma equipe - formada por estudantes e profissionais de Enfermagem, Psicologia e Odontologia - do programa da Universidade Federal do Ceará. O processo de intervenção foi iniciado pelo método de territorialização, constituído pela compreensão da realidade local através da “descoberta” do território, dos equipamentos sociais da região, da dinâmica de oferta-demanda da unidade. A policlínica possuía muitos serviços e grande aporte de estudantes advindos de universidades e programas de residências, sendo possível agir sobre as demandas da comunidade a curto e longo prazo, potencializando os processos de organização dessas por meio da transformação da comunicação entre projetos e da proposição de mecanismos de acompanhamento das atividades de ensino-serviço. Assim, o plano de ação objetivou estabelecer referências de cuidado na produção de uma relação ensino e serviço baseada no diálogo. Para alcançar esse propósito realizou-se o I Seminário de Integração de Universidade e Serviços de Saúde, com presença de alunos, professores e profissionais e profissionais do NASF e das residências multiprofissional e médica, o qual tinha a finalidade de apresentar as atividades do serviço e as necessidades da população, para que se pudesse refletir sobre as dificuldades e possíveis soluções dessas a partir dos elementos potenciais. Ocorreu também um encontro entre professores e profissionais do serviço, que discutiu sobre como as ações formativas vêm acontecendo e das metodologias que poderiam ser usadas para uma maior sistematização dessa relação. Desse pode-se registrar as atividades desenvolvidas pelos estudantes, por meio de um fluxograma, e propuseram-se novos passos: avaliação e devolutiva da ação à policlínica por meio de conversa com preceptor e de um formulário de mapeamento das atividades e, a criação de uma Comissão Ensino-Serviço, contendo representantes da Universidade e do serviço. A intervenção vem possibilitando uma compatibilização da lógica e necessidades didáticas com o cotidiano da unidade. Atividades que objetivem transformações no protocolo do serviço devem se apoiar prioritariamente no controle social ou na adesão às idéias pela gestão.


Palavras-chave:  PET-Saúde, gestão do serviço, relação ensino-serviço