<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:437-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">437-1</td><td><b>A ORGANIZAO DA RELAO ENSINO E SERVIO EM UMA POLICLNICA DE FORTALEZA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Lidiany Alexandre Azevedo </u> (UFC - Universidade Federal do Cear) ; Pedro Henrique Rocha Ribeiro (UFC - Universidade Federal do Cear) ; Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu (UFC - Universidade Federal do Cear) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade tem como objetivo a formao de profissionais de sade sensibilizados importncia da Estratgia Sade da Famlia (ESF). Este trabalho reflete sobre a experincia que vem sendo desenvolvida por uma equipe - formada por estudantes e profissionais de Enfermagem, Psicologia e Odontologia - do programa da Universidade Federal do Cear. O processo de interveno foi iniciado pelo mtodo de territorializao, constitudo pela compreenso da realidade local atravs da  descoberta do territrio, dos equipamentos sociais da regio, da dinmica de oferta-demanda da unidade. A policlnica possua muitos servios e grande aporte de estudantes advindos de universidades e programas de residncias, sendo possvel agir sobre as demandas da comunidade a curto e longo prazo, potencializando os processos de organizao dessas por meio da transformao da comunicao entre projetos e da proposio de mecanismos de acompanhamento das atividades de ensino-servio. Assim, o plano de ao objetivou estabelecer referncias de cuidado na produo de uma relao ensino e servio baseada no dilogo. Para alcanar esse propsito realizou-se o I Seminrio de Integrao de Universidade e Servios de Sade, com presena de alunos, professores e profissionais e profissionais do NASF e das residncias multiprofissional e mdica, o qual tinha a finalidade de apresentar as atividades do servio e as necessidades da populao, para que se pudesse refletir sobre as dificuldades e possveis solues dessas a partir dos elementos potenciais. Ocorreu tambm um encontro entre professores e profissionais do servio, que discutiu sobre como as aes formativas vm acontecendo e das metodologias que poderiam ser usadas para uma maior sistematizao dessa relao. Desse pode-se registrar as atividades desenvolvidas pelos estudantes, por meio de um fluxograma, e propuseram-se novos passos: avaliao e devolutiva da ao policlnica por meio de conversa com preceptor e de um formulrio de mapeamento das atividades e, a criao de uma Comisso Ensino-Servio, contendo representantes da Universidade e do servio. A interveno vem possibilitando uma compatibilizao da lgica e necessidades didticas com o cotidiano da unidade. Atividades que objetivem transformaes no protocolo do servio devem se apoiar prioritariamente no controle social ou na adeso s idias pela gesto.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;PET-Sade, gesto do servio, relao ensino-servio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>