Poster (Painel)
433-3 | A formação em Psicologia e suas interfaces com as Políticas Públicas | Autores: | Rita de Cássia Maciazeki Gomes (SETREM - Faculdade de Psicologia Três de MaioSETREM - Faculdade de Psicologia Três de Maio) ; Renata Roos (SETREM - Faculdade de Psicologia Três de Maio) |
Resumo Este trabalho apresenta reflexões acerca da formação em Psicologia, no período da graduação, ligada as Políticas Públicas. A pesquisa decorre da problematização das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia e do acompanhamento da implementação do Curso de Psicologia da Faculdade de Três de Maio – SETREM, situada em uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Parte-se do apanhado histórico das formações em Psicologia ao longo dos anos e aponta-se para os seguintes questionamentos: Quais os caminhos possíveis na constituição de um profissional da Psicologia implicado com o contexto social em que está inserido, que ancore seu fazer na construção de uma clínica em movimento, clínica coletiva, clínica singular e clínica política? Como contribuir na formação de psicólogos sob o enfoque da clínica política? Como contribuir na formação de psicólogos éticos-políticos em conexão com outras áreas do conhecimento, que respeitem e acolham a diversidade? Como contribuir na formação de psicólogos sob o enfoque da integralidade do cuidado e da intersetorialidade das ações? Propõem-se a constituição de uma formação em Psicologia em relação a outras áreas do conhecimento e em conexão com o contexto social que se está inserido. Aponta-se, deste modo, a iniciativas que vislumbrem uma Psicologia implicada com a vida, com a política e com as questões contemporâneas. Palavras-chave: Formação em Psicologia, Políticas Públicas, Clínica-política |