<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:432-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">432-1</td><td><b>FORMAO E INSERO: FONOAUDIOLOGIA NO SUS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Linda Boghossian Jordo </u> (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Helenice Yemi Nakamura (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A insero da Fonoaudiologia no sistema pblico deu-se com a regulamentao da profisso, por meio das secretarias de sade e educao no final da dcada de 80. A perspectiva de sade adotada aps a implementao do SUS, incorpora a teoria da sade coletiva, desenvolvendo aes no eixo preventivo-comunitrio, em diferentes equipamentos/espaos sociais, como as unidades de sade, centros de referncia, escolas de ensino infantil, fundamental, mdio e superior, indstrias e outros espaos pblicos e privados, envolvendo-se no somente com aspectos teraputicos, mas, com aspectos de promoo da sade que incluem a preveno, a descoberta e a interveno sobre as alteraes fonoaudiolgicas. Objetivo: realizar um levantamento sobre a insero e formao do fonoaudilogo no servio pblico de sade de uma cidade de grande porte do interior paulista. Mtodo: Realizado um levantamento de fonoaudilogos que atuam no servio pblico da cidade e, aps contato telefnico, foi aplicado um roteiro de entrevista com nove das dez fonoaudilogas contratadas. As entrevistas foram individuais, gravadas, para posterior transcrio ortogrfica, e abrangeram perguntas fechadas de identificao do sujeito, de qualificao profissional e de atuao em equipe. Alm disso, foram apresentadas as palavras: Fonoaudiologia, Sade Pblica e Fonoaudiologia e Sade Pblica e aberta a oportunidade de associao livre de idias. Resultados: As entrevistadas procuram distanciar-se do trabalho clnico tradicional, incorporando as diretrizes do SUS em suas aes. A maioria das fonoaudilogas (75%) que tiveram acesso a informaes sobre sade pblica na graduao, relatou interesse em atuar nessa rea. A maioria (89%) aproveitou a oportunidade para ressaltar a importncia da formao para a atuao profissional. Concluso: Para a atuao na sade pblica importante a formao profissional com enfoque nas questes do coletivo, do SUS, das polticas pblicas, da promoo da sade, da humanizao e da integralidade da ateno. A formao do profissional de sade deve enfocar as demandas de sade do SUS; assim como a necessidade da educao permanente para os profissionais que se encontram nos servios, a fim de qualificar o trabalho e ofertar um atendimento digno e de qualidade populao.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Fonoaudiologia, Sade Coletiva, Sade Pblica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>