9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:432-1


Poster (Painel)
432-1FORMAÇÃO E INSERÇÃO: FONOAUDIOLOGIA NO SUS
Autores:Linda Boghossian Jordão (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Helenice Yemi Nakamura (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

Introdução: A inserção da Fonoaudiologia no sistema público deu-se com a regulamentação da profissão, por meio das secretarias de saúde e educação no final da década de 80. A perspectiva de saúde adotada após a implementação do SUS, incorpora a teoria da saúde coletiva, desenvolvendo ações no eixo preventivo-comunitário, em diferentes equipamentos/espaços sociais, como as unidades de saúde, centros de referência, escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior, indústrias e outros espaços públicos e privados, envolvendo-se não somente com aspectos terapêuticos, mas, com aspectos de promoção da saúde que incluem a prevenção, a descoberta e a intervenção sobre as alterações fonoaudiológicas. Objetivo: realizar um levantamento sobre a inserção e formação do fonoaudiólogo no serviço público de saúde de uma cidade de grande porte do interior paulista. Método: Realizado um levantamento de fonoaudiólogos que atuam no serviço público da cidade e, após contato telefônico, foi aplicado um roteiro de entrevista com nove das dez fonoaudiólogas contratadas. As entrevistas foram individuais, gravadas, para posterior transcrição ortográfica, e abrangeram perguntas fechadas de identificação do sujeito, de qualificação profissional e de atuação em equipe. Além disso, foram apresentadas as palavras: Fonoaudiologia, Saúde Pública e Fonoaudiologia e Saúde Pública e aberta a oportunidade de associação livre de idéias. Resultados: As entrevistadas procuram distanciar-se do trabalho clínico tradicional, incorporando as diretrizes do SUS em suas ações. A maioria das fonoaudiólogas (75%) que tiveram acesso a informações sobre saúde pública na graduação, relatou interesse em atuar nessa área. A maioria (89%) aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da formação para a atuação profissional. Conclusão: Para a atuação na saúde pública é importante a formação profissional com enfoque nas questões do coletivo, do SUS, das políticas públicas, da promoção da saúde, da humanização e da integralidade da atenção. A formação do profissional de saúde deve enfocar as demandas de saúde do SUS; assim como a necessidade da educação permanente para os profissionais que se encontram nos serviços, a fim de qualificar o trabalho e ofertar um atendimento digno e de qualidade à população.


Palavras-chave:  Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Saúde Pública