Poster (Painel)
429-1 | A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE - CIF/OMS, NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO NO CURSO DE FISIOTERAPIA | Autores: | Robson da Fonseca Neves (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Ana Clarissa Lopes Silva (UCSAL - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR) |
Resumo INTRODUÇÃO: o programa da reabilitação fisioterapêutica tem como objetivo fornecer ao paciente o seu maior nível funcional. Com base nessa perspectiva, é de fundamental importância que as avaliações contextualizem os aspectos biopsicossocial que envolvem a vida do indivíduo com vista em condutas que promovam a ampliação da funcionalidade. OBJETIVO: comparar as avaliações de pacientes com afecções ortopédicas e neurológicas com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). MÉTODOS: foram analisadas avaliações realizadas por acadêmicos de uma instituição docente assistencial de fisioterapia no período de 2007 nos ambulatórios de ortopedia e de neurologia. Foi realizada a análise de 102 prontuários ortopédicos e 102 prontuários neurológicos. RESULTADOS: houve uma maior investigação de componentes relacionados a atividade e participação social nas avaliações do ambulatório de neurologia, enquanto que, as avaliações na ortopedia centrava-se mais nos componentes estrutura e função do corpo. CONCLUSÃO: quando as deficiências são de maior magnitude há um alerta para a investigação de mais domínios da CIF que avaliam a funcionalidade. A avaliação com base em conceitos e domínios da funcionalidade deve perpassar a todas as áreas de foco da reabilitação da fisioterapia independente da magnitude da incapacidade gerada. Este retrato pode ter efeitos positivos sobre propostas de tratamento que de fato contemplem os aspectos biopsicossocial dos indivíduos. Palavras-chave: Funcionalidade, Formação, Fisioterapia |