<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:425-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">425-1</td><td><b>DISTRIBUIO DA OFERTA DOS CURSOS DE GRADUAO EM ENFERMAGEM NO ESTADO DE MINAS GERAIS: IMPLICAES PARA AS POLTICAS DE SADE E EDUCAO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Carolina Silva Martins </u> (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Roseni Rosangela Sena (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Knia Lara Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Tatiana Silva Tavares (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo:Este trabalho parte de uma pesquisa que tomou como indagao a expanso do nmero de escolas de enfermagem no Estado de Minas Gerais. Objetivo:analisar a distribuio da oferta de cursos de enfermagem em Minas Gerais. Mtodo:Estudo descritivo exploratrio que utilizou como fonte o banco de dados e-MEC do Ministrio da Educao e Cultura. Foram definidas como variveis do estudo macro e microrregio de insero de oferecimento do curso, natureza das instituies ofertantes, modalidade do curso, ano de fundao, turno de oferecimento, nmero de semestres para integralizao do curso e carga horria total do curso. Resultados:Os achados revelam a existncia de 125 cursos no Estado na modalidade presencial, sendo nove disponibilizados por instituies pblicas e 116 por instituies privadas. A anlise dos dados permite evidenciar que a partir do ano 2000 h uma expanso da oferta de cursos de enfermagem com a criao de aproximadamente 12 cursos por ano entre os anos de 2000 e 2006 em todas as macroregies de Minas Gerais com concentrao nas macroregies Centro e Sul do Estado. O aumento do nmero de cursos se deu predominantemente nas instituies de natureza privada e no turno da noite. A partir da h uma tendncia de declnio da oferta de cursos. Os resultados indicam que os cursos no Estado de Minas Gerais apresentam diversidade em relao carga horria e ao nmero de semestres para integralizao da formao, variando de 2800 horas a 4850 horas e entre 8 e 10 semestres. Concluso:Considera-se que a expanso dos cursos de enfermagem esta relacionada s polticas pblicas de sade e de educao a partir da dcada de 1980. A criao do Sistema nico de Sade em 1988 vem ampliando o mercado de trabalho, principalmente aps implementao da Estratgia de Sade da Famlia no incio dos anos 2000 o que aumentou a demanda por enfermeiros. Por sua vez, a autonomia pedaggica, administrativa e de gesto financeira das instituies de ensino, reflexo de uma frgil regulao da educao superior no Pas, favorecem o aumento do nmero de instituies em especial no setor privado e nas regies mais desenvolvidas do Estado. Tambm importante considerar que a variedade de carga horria e nmero de semestres dos cursos podem influenciar na qualidade da formao, sendo necessria maior regulao desses aspectos.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino de Enfermagem, Instituies de Ensino Superior, Polticas Pblicas</td></tr></table></tr></td></table></body></html>