9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:425-1



425-1DISTRIBUIÇÃO DA OFERTA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO ESTADO DE MINAS GERAIS: IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO
Autores:Ana Carolina Silva Martins (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Roseni Rosangela Sena (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Kênia Lara Silva (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Tatiana Silva Tavares (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Introdução:Este trabalho é parte de uma pesquisa que tomou como indagação a expansão do número de escolas de enfermagem no Estado de Minas Gerais. Objetivo:analisar a distribuição da oferta de cursos de enfermagem em Minas Gerais. Método:Estudo descritivo exploratório que utilizou como fonte o banco de dados e-MEC do Ministério da Educação e Cultura. Foram definidas como variáveis do estudo macro e microrregião de inserção de oferecimento do curso, natureza das instituições ofertantes, modalidade do curso, ano de fundação, turno de oferecimento, número de semestres para integralização do curso e carga horária total do curso. Resultados:Os achados revelam a existência de 125 cursos no Estado na modalidade presencial, sendo nove disponibilizados por instituições públicas e 116 por instituições privadas. A análise dos dados permite evidenciar que a partir do ano 2000 há uma expansão da oferta de cursos de enfermagem com a criação de aproximadamente 12 cursos por ano entre os anos de 2000 e 2006 em todas as macroregiões de Minas Gerais com concentração nas macroregiões Centro e Sul do Estado. O aumento do número de cursos se deu predominantemente nas instituições de natureza privada e no turno da noite. A partir daí há uma tendência de declínio da oferta de cursos. Os resultados indicam que os cursos no Estado de Minas Gerais apresentam diversidade em relação à carga horária e ao número de semestres para integralização da formação, variando de 2800 horas a 4850 horas e entre 8 e 10 semestres. Conclusão:Considera-se que a expansão dos cursos de enfermagem esta relacionada às políticas públicas de saúde e de educação a partir da década de 1980. A criação do Sistema Único de Saúde em 1988 vem ampliando o mercado de trabalho, principalmente após implementação da Estratégia de Saúde da Família no início dos anos 2000 o que aumentou a demanda por enfermeiros. Por sua vez, a autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira das instituições de ensino, reflexo de uma frágil regulação da educação superior no País, favorecem o aumento do número de instituições em especial no setor privado e nas regiões mais desenvolvidas do Estado. Também é importante considerar que a variedade de carga horária e número de semestres dos cursos podem influenciar na qualidade da formação, sendo necessária maior regulação desses aspectos.


Palavras-chave:  Ensino de Enfermagem, Instituições de Ensino Superior, Políticas Públicas