9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:424-1


Poster (Painel)
424-1Construção de um ambiente terapeutico em um CAPS infantil
Autores:Caroline Matos Romio (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Taís de Oliveira Tiellet Hundertmarck (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Gabriela Zuchetto (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Natália de Andrade de Moraes (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A rede de atenção à saúde mental da cidade de Santa Maria conta com um Centro de Atenção Psicosocial da Infância e Adolescência (CAPSi), o qual visa baseado nos valores da reforma psiquiátrica, a efetivar os direitos humanos de seus pacientes. As crianças que buscam esse recurso têm apoio de toda uma equipe básica, no entanto, o funcionamento do serviço é similar ao ambulatorial, ou seja, os atendimentos em sua maioria têm hora marcada e são de forma individual ou grupos fechados. Com isso, muitas vezes as crianças que estão em tratamento, durante a espera entre os atendimentos ou grupos de convivência, ficam na sala de espera sem realizar nenhuma atividade terapêutica. Buscando modificar esse cenário e aproveitar o tempo no ambiente como potencial terapêutico, o curso de psicologia da Universidade Federal de Santa Maria em parceria com CAPSi, se dispuseram a criar um ambiente terapêutico de forma integral no qual alunas de graduação participam buscando promover um ambiente de convivência permanente visando a acolher tanto usuários do serviço quanto seus familiares e permitindo que usuários possam sugerir atividades, interagir com o ambiente e participar de atividades lúdicas, interativas, artísticas e corporais. A proposta do ambiente terapêutico passou a ser efetivada em oito turnos durante a semana, atendendo a todas as crianças e pais que solicitam atenção. Essa atenção é dada de maneiras variadas que englobam oficinas e atividades lúdicas, entre elas desenhos, jogos, pinturas, culinária, dança, entre outros. Todas as propostas de atividades são dadas pelos próprios usuários do CAPSi, e possibilitam que eles próprios entendam o ambiente como um lugar onde são protagonistas do seu tratamento. Muitas vezes é nesse lugar acolhedor que as crianças se sentem seguras em demonstrar suas angustias. O projeto ainda está em andamento, com isso as conclusões são limitadas, no entanto é possível observar que os usuários têm permanecido mais no serviço e em alguns casos já é possível perceber que a proposta tem sido eficaz na promoção de saúde, além do ambiente oferecido já participar de planos terapêuticos.


Palavras-chave:  CAPS, Ambiente Terapeutico, saúde mental