9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:423-1



423-1EDUCAÇÃO PERMANENTE: A ATENÇÃO BÁSICA REIVENTANDO A PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS COM A UTILIZAÇÃO DA ARTE
Autores:Ana Paula de Oliveira Moreira (PM-DST/AIDS - PMJ - PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS - PREFEITURA DE JUNDIAÍ/SP) ; Julie Emy Onishi (PM-DST/AIDS - PMJ - PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS - PREFEITURA DE JUNDIAÍ/SP) ; Edilaine Spinace (PM-DST/AIDS - PMJ - PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS - PREFEITURA DE JUNDIAÍ/SP)

Resumo

O PM-DST/Aids de Jundiaí/SP, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento, observou a necessidade de realizar uma ação sistemática e permanente junto aos profissionais da Atenção Básica considerando a importância de descentralizar as práticas de prevenção e de oferta sorológica em DST/Aids. Optou-se em utilizar a educação permanente enquanto um processo potencializador para qualificar as ações em saúde, por meio do Projeto Prevenção em Rede: educação permanente em DST/Aids. Iniciado em 2007 foi realizado visita a 35 unidades de saúde para apresentação de performances interativas (Cia. Paulista de Artes) seguida de roda de conversa, sendo acessados 400 profissionais. Em 2008 o projeto efetivou-se pela realização de um curso de capacitação/atualização para 20 enfermeiros e 133 agentes comunitários de saúde com seis encontros de quatro horas cada. Os módulos abordaram temas indissociáveis do campo da prevenção: direitos humanos, sexualidade e cultura, corpo humano, relações de gênero, vulnerabilidade, educação sexual X orientação sexual, aspectos éticos, prostituição, adolescência, diversidade sexual e DST/Aids.Procurou-se diversificar as atividades utilizando: exposição dialogada; dinâmicas; música; vídeo; dramatizações e discussões de casos para favorecer uma aprendizagem significativa. Os participantes do curso também foram incentivados a envolver os demais colegas de trabalho da sua unidade na produção de materiais de prevenção aproveitando materiais recicláveis e outros.O compromisso e a criatividade dos participantes foram demonstrados através da criação de uma riquíssima variedade de materiais (próteses penianas e pélvicas, jogos [caça-palavras, memória, palavras cruzadas], cartazes, maquetes, porta-preservativos, bonecos, dinâmicas, árvore natalina da prevenção, dramatizações e calendário) que poderão ser utilizados em ações de prevenção. No evento de encerramento do referido curso os participantes, organizados por unidade de saúde, apresentaram uma proposta de ação local para ser implantada em seu território.A estratégia de agregar educação e arte impulsionou todas as atividades. Ousar em metodologias que busquem o diálogo, a problematização e a expressão da subjetividade é um desafio constante.Acredita-se que este espaço contribuiu para que os profissionais se reconhecessem como co-responsáveis pela prevenção. Também sinalizou a importância de promover a sustentabilidade do trabalho de educação permanente para todos os profissionais de saúde.


Palavras-chave:  educação permanente, profissionais de saúde, arte