<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:423-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">423-1</td><td><b>EDUCAO PERMANENTE: A ATENO BSICA REIVENTANDO A PREVENO S DST/AIDS COM A UTILIZAO DA ARTE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Paula de Oliveira Moreira </u> (PM-DST/AIDS - PMJ - PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS - PREFEITURA DE JUNDIA/SP) ; Julie Emy Onishi (PM-DST/AIDS - PMJ - PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS - PREFEITURA DE JUNDIA/SP) ; Edilaine Spinace (PM-DST/AIDS - PMJ - PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS - PREFEITURA DE JUNDIA/SP) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O PM-DST/Aids de Jundia/SP, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento, observou a necessidade de realizar uma ao sistemtica e permanente junto aos profissionais da Ateno Bsica considerando a importncia de descentralizar as prticas de preveno e de oferta sorolgica em DST/Aids. Optou-se em utilizar a educao permanente enquanto um processo potencializador para qualificar as aes em sade, por meio do Projeto Preveno em Rede: educao permanente em DST/Aids. Iniciado em 2007 foi realizado visita a 35 unidades de sade para apresentao de performances interativas (Cia. Paulista de Artes) seguida de roda de conversa, sendo acessados 400 profissionais. Em 2008 o projeto efetivou-se pela realizao de um curso de capacitao/atualizao para 20 enfermeiros e 133 agentes comunitrios de sade com seis encontros de quatro horas cada. Os mdulos abordaram temas indissociveis do campo da preveno: direitos humanos, sexualidade e cultura, corpo humano, relaes de gnero, vulnerabilidade, educao sexual X orientao sexual, aspectos ticos, prostituio, adolescncia, diversidade sexual e DST/Aids.Procurou-se diversificar as atividades utilizando: exposio dialogada; dinmicas; msica; vdeo; dramatizaes e discusses de casos para favorecer uma aprendizagem significativa. Os participantes do curso tambm foram incentivados a envolver os demais colegas de trabalho da sua unidade na produo de materiais de preveno aproveitando materiais reciclveis e outros.O compromisso e a criatividade dos participantes foram demonstrados atravs da criao de uma riqussima variedade de materiais (prteses penianas e plvicas, jogos [caa-palavras, memria, palavras cruzadas], cartazes, maquetes, porta-preservativos, bonecos, dinmicas, rvore natalina da preveno, dramatizaes e calendrio) que podero ser utilizados em aes de preveno. No evento de encerramento do referido curso os participantes, organizados por unidade de sade, apresentaram uma proposta de ao local para ser implantada em seu territrio.A estratgia de agregar educao e arte impulsionou todas as atividades. Ousar em metodologias que busquem o dilogo, a problematizao e a expresso da subjetividade um desafio constante.Acredita-se que este espao contribuiu para que os profissionais se reconhecessem como co-responsveis pela preveno. Tambm sinalizou a importncia de promover a sustentabilidade do trabalho de educao permanente para todos os profissionais de sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao permanente, profissionais de sade, arte</td></tr></table></tr></td></table></body></html>