9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:421-1


Poster (Painel)
421-1PROJETO DE EXTENSÃO SABER CUIDAR: EDUCAÇÃO COM CIDADANIA
Autores:Caroline Rafaela Magalhães (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Samuel Sueharu Oka (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Tuigi Reis Burlina (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Thalita Pacheco Villas Boas (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Mariana Tereza Monferdini Ruoco (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Edme Severino dos Santos (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Maria Zetildes Lima (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Ana Cristina Passarella Bretas (UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO)

Resumo

Caracterização do problema. Saber Cuidar é um projeto de extensão da Unifesp, desenvolvido no Jd São Savério, em São Paulo. Contribui para a aprendizagem, formação crítica e crescimento dos participantes – estudantes, movimento popular de saúde, docentes, integrantes da comunidade. Os trabalhos se dão de forma interativa, visando permitir que não apenas os estudantes apliquem as intervenções, mas, que, também os membros da comunidade possam intervir em seus próprios processos. Descrição da experiência. Descrever a experiência da atuação no projeto em 2009 em parceria com o movimento popular de saúde. Fundamenta-se nos pressupostos de Freire, na crença de que mudar é possível e que os seres humanos não são puros espectadores, mas atores também da história, que mudar implica saber que fazê-lo é possível. As atividades desenvolvidas estimulam à consciência crítica dos participantes a respeito do papel que desenvolvem na sociedade. Efeitos alcançados. Evidenciou-se que as intervenções deveriam focar-se na questão do lixo. Para conhecer a região participamos de uma campanha contra a dengue e a leptospirose indo às casas com um dos estudantes fantasiado de Aedes, distribuindo material educativo. Iniciamos a campanha “adote um espaço público”, pintando em mutirão um muro em frente à escola, a retirada do lixo e a plantação de mudas, atraindo as pessoas da comunidade para que participassem da ação. O mesmo processo foi realizado numa praça pública utilizada como depósito de lixo, vitalizando-a. Esses espaços estão sendo conservados por um sentimento de pertencimento da comunidade. Esses foram pontos de relevância, já que um dos objetivos do projeto é “fazer com” e não “fazer para”, apesar de que a segunda opção seria muito mais fácil, pois, “fazer com” implica em além de ensinar a fazer, promover uma reflexão acerca do benefício que se obtém e “fazer para” não conduz a comunidade a auto gerir-se. Recomendações. Os estudantes assinalam que o Projeto além de ser uma forma de aprendizado acadêmico, promove também crescimento pessoal, propicia a experiência da convivência com movimentos sociais organizados. A proposta é um desafio que os motiva, fazendo-os adentrar em mundos desconhecidos até então. Permite conhecer pessoas, suas individualidades e semelhanças, situações diversas, acontecimentos inéditos que conduzem a reflexões de ordem interdisciplinar. O grupo releva a questão da troca que se dá nesse contexto, em que um aprende com o olhar do outro.


Palavras-chave:  CIDADANIA, ENSINO, EXTENSÃO