9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:420-1



420-1EDUCAÇÃO PERMANENTE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA (SSC) DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO (GHC)
Autores:Ana Lucia da Costa Maciel (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Maria Helena Zanella (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Agda Henk Henk (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Luciane Kopttike Kopttike (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Introdução: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) encontra-se inserido nas equipes do SSC desde 1989. O Ministério da Saúde descreve o ACS como um profissional da equipe de atenção primária que realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS através do acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania. Estratégias de educação permanente são utilizadas para qualificar e valorizar o profissional, ampliando sua capacidade de intervenção nas condições de saúde das famílias das áreas de atuação. Objetivos: Construção de um espaço com enfoque integrador e problematizador para a promoção da educação permanente dos ACS, além de contribuir com a qualidade de vida destes profissionais do SSC na humanização das relações de trabalho. Método: Utilização de dinâmicas ou técnicas participativas com criatividade e sensibilidade abordando temas específicos escolhidos pelos participantes, mesclados com temas prioritários no SSC de acordo com as diferentes dimensões da competência destes profissionais estabelecidas pelo MS e com as necessidades da população da área de abrangência do SSC. A metodologia e organização da EP é pensada e organizada por um colegiado multiprofissional. Resultado: O espaço educação permanente dos ACS contribuiu com a humanização das relações de trabalho e o fortalecimento de seus conhecimentos teóricos que acabaram por influenciar positivamente nas práticas deste profissional junto a sua equipe de trabalho e sua comunidade. Conclusão: Espaços de educação permanente são de suma importância para a qualificação dos profissionais da área de saúde, em especial para os ACS de Porto Alegre que não tem nenhuma formação técnica em saúde e sim, em serviço.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO PERMANENTE, AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, COLEGIADO MULTIPROFISSIONAL