<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:414-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">414-2</td><td><b>A Construo da Clnica Ampliada em um CAPS Infantil</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Laura Anelise Faccio Wottrich </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Hericka Zogbi J. Dias (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Vanessa Limana Berni (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Fernanda Steffen Culau (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Maristela Peixoto (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A partir da proposta da Reforma Psiquitrica, importantes mudanas vem acontecendo no campo da sade mental. Prticas e saberes so repensados e novos dispositivos, como os CAPS, foram criados para substituir o atendimento no modelo hospitalocntrico. Nesses servios, as propostas de intervenes no so estticas, pois devem se adequar demanda da clientela e do local em que esto inseridos. Neste sentido, este resumo pretende apresentar o trabalho desenvolvido no CAPSi da cidade de Santa Maria, RS. Essa experincia surge da parceria entre o curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o CAPSi, a qual envolveu atividades de estgio curricular, extenso e pesquisa. Inicialmente alunos da graduao desenvolveram oficinas abertas com o intuito de aproximar usurios, familiares e comunidade, atravs de atividades diversas, como culinria, fuxico, pintura etc. Percebendo-se que essa proposta gerou uma abertura no servio e que havia demanda para outros espaos semelhantes, a proposta foi ampliada, acolhendo novos alunos, e culminando com a criao de um projeto denominado PROCONVIVE. O trabalho foi iniciado tendo em suas atividades a idia de construo da clnica ampliada, visto que possibilitou uma permanncia maior dos pacientes no servio, indo alm dos atendimentos individuais e das atividades com horrio marcado. Assim, o que se prope estar no ambiente, disponvel para acolher a demanda do paciente e oferecer uma escuta e uma ateno ampliadas. Essa proposta vai ao encontro do que recomendado pelo Ministrio da Sade (2004) em relao ao funcionamento dos CAPS, o qual pontua que o trabalho deve ocorrer em um meio teraputico, caracterizado por ser um ambiente facilitador, estruturado e acolhedor. Acreditamos que o estabelecimento de um ambiente suficientemente bom, pontuado por Winnicott (1954) no que se refere construo vincular, conduz a uma vivncia saudvel, da qual a constante permanncia nesse espao se faz teraputica a partir de novas formaes subjetivas, diferentes daquelas que possivelmente originaram o adoecimento psquico. Desde a efetivao do projeto muitas crianas e adolescentes demonstraram interesse em permanecer por mais tempo no servio. Isso nos permite inferir que a organizao que se apresenta hoje no servio, alm de expandir as fronteiras do trabalho profissional, possibilita a transformao da relao institucional com os pacientes, tendo a promoo de sade como resultado dessa ao.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;CAPS infantil, Clnica Ampliada, Sade Mental</td></tr></table></tr></td></table></body></html>