9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:408-2


Poster (Painel)
408-2Acompanhamento do trabalhador em uma instituição de saúde pública – uma ferramenta para qualificação das condições e relações de trabalho
Autores:Suzana Nussemeyer da Rosa (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO) ; Alexandra Jochims Kruel (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃOUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Ana Paula Estevao Machado (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO)

Resumo

Ao ingressar em uma instituição, o trabalhador traz consigo experiências próprias e uma história de vida singular, que se confrontarão com a cultura e com as rotinas próprias da organização. Assim sendo, sua entrada extrapola o conhecimento técnico e inclui formas de estabelecer relacionamentos interpessoais, habilidades, agilidades, disciplina, entre outros. Por outro lado, o trabalho influi na construção do sujeito e de sentidos, e, portanto, de conquista de identidade, continuidade e historicização dos mesmos. O Grupo Hospitalar Conceição/GHC é uma instituição de saúde de grande porte, vinculada ao Ministério da Saúde, que possui um quadro de mais de 7 mil empregados formais. Na atual gestão, tendo em vista um processo de democratização nas relações de trabalho, a Gestão do Trabalho, Educação e Desenvolvimento, setor vinculado à Gerência de Recursos Humanos, propõe-se a acompanhar os trabalhadores, por meio de espaços de escuta para a construção de soluções às dificuldades encontradas na organização e nas condições de trabalho, bem como nos relacionamentos interpessoais, visando promover o desenvolvimento individual, das equipes e institucional. Neste sentido, os empregados, que são recrutados através de processo seletivo público, participam de Oficinas de Acompanhamento, imediatamente após completar os trinta primeiros dias de trabalho. Tais Oficinas buscam avaliar e facilitar sua inserção ao novo ambiente de trabalho e seu desenvolvimento no cotidiano hospitalar, possibilitando um espaço de cidadania frente às demandas em saúde pública. Considerando os vários fatores internos e externos que perpassam o dia-a-dia dos trabalhadores, procura-se identificar necessidades de ações em saúde, educação e desenvolvimento aos mesmos. Desde seu início, em 2009, mais de 500 novos empregados estiveram presentes nas Oficinas, as quais tem demonstrado grande potencial para qualificar processos, condições e relações de trabalho na Instituição.


Palavras-chave:  acompanhamento de trabalhadores, gestão do trabalho em saúde, trabalho