<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:407-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">407-1</td><td><b>ACOLHIMENTO DOS PACIENTES DA UBSF MRIO COVAS PELOS ACADMICOS DA UNIDERP.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Alexandre da Silveira Alonso </u> (UNIDERP - Universidade Para o Desenv do Estado e da Regio do Pantanal) ; Bruno Alfredo Gonalves Salvetti (UNIDERP - Universidade Para o Desenv do Estado e da Regio do Pantanal) ; Paola Mari Nakashima Cano (UNIDERP - Universidade Para o Desenv do Estado e da Regio do Pantanal) ; Natlia Souza Aono (UNIDERP - Universidade Para o Desenv do Estado e da Regio do Pantanal) ; Nathlia Rezende (UNIDERP - Universidade Para o Desenv do Estado e da Regio do Pantanal) ; Slvio Charles da Silva Canale (UNIDERP - Universidade Para o Desenv do Estado e da Regio do Pantanal) ; Jamil Mugayar Neto (UNIDERP - Universidade Para o Desenv do Estado e da Regio do Pantanal) ; Fabrcia Gomes Monteiro Salles (UNIDERP - Universidade Para o Desenv do Estado e da Regio do Pantanal) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>PROBLEMATIZAO:</b> 1) Apesar das normativas que elencam os princpios bsicos que regem o SUS como: humanizao, descentralizao e integralidade no cuidado da sade, a forma de atendimento atual ainda tem um enfoque maior na doena, e menor na preveno de agravos e promoo da sade, que o princpio bsico do Programa de Sade da Famlia. 2) A relao profissional de sade/usurio est em um descompasso com a proposta do Humaniza SUS, uma vez que a capacitao e formao dos profissionais tm origem atravs, na maioria das vezes, da metodologia tradicional de ensino que no prev a insero precoce dos acadmicos na realidade da comunidade. 3) Uma vez que a prioridade da Unidade Bsica de Sade no atingida, o setor tercirio se torna sobrecarregado. 4) A identificao durante visitas domiciliares de falha teraputica por uso incorreto dos medicamentos devido a falha na compreenso e/ou analfabetismo; 5) Baixa adeso e assiduidade aos programas de sade por no haver um bom vnculo estabelecido com os profissionais de sade devido insatisfao dos usurios pela falha do sistema de atendimento. <b>DESCRIO DA EXPERINCIA:</b> Foi disponibilizado um espao na sala de espera da UBSF e colocados cartazes chamativos ( Voc sabia que controlando sua presso voc pode evitar doenas cardiovasculares? ,  Voc sabia que cerca de 2 milhes de brasileiros possuem diabetes? ,  Dvidas sobre o funcionamento do PSF?,  Dvidas sobre como tomar seu remdio? e outros). A princpio ser realizada, individualmente, a busca ativa dos pacientes na sala de espera para que futuramente possamos atend-los a livre demanda. <b>RESULTADOS ALCANADOS:</b> 1) Maior adeso dos pacientes UBSF 2) Melhor compreenso da dinmica do atendimento na UBSF; 3) Deteco precoce de morbidades; 4) Orientao dos usurios quanto possibilidade de participar das decises por meio do Conselho Gestor. Para os acadmicos: 1) Lidar com as diferenas; 2) Confronto com a realidade, atendendo o paciente e valorizando suas dimenses biopsicossociais; 3) Amadurecimento pessoal e profissional. <b>RECOMENDAES:</b> Atravs de estratgias inovadoras em metodologias ativas envolvendo profissionais e usurios, melhorar o vnculo criando um espao de reflexo onde o usurio se torna sujeito no processo sade e doena. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;acolhimento, humaniza sus, acadmicos/usurios</td></tr></table></tr></td></table></body></html>