9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:404-3


Poster (Painel)
404-3Atuação interdisciplinar e intersetorial na saúde da população do campo: desafios e potencialidades de uma experiência junto a comunidades remanescentes de quilombos do município de Adrianópolis, PR
Autores:Helenice Assis Vespasiano (I.A. - Instituto Agroecológico) ; Robson Vilalba Reis (I.A. - Instituto Agroecológico)

Resumo

Caracterização do problema: O trabalho interdisciplinar e intersetorial, essencial à prática da saúde ante a complexidade e multiplicidade de processos que a determinam, traz também desafios na prática cotidiana. O isolamento dos campos do saber e fragmentação do conhecimento nas ações de ensino, pesquisa e extensão nas universidades se refletem na atuação profissional criando impasses em equipes onde profissionais de diferentes setores buscam um trabalho conjunto. Descrição da experiência: Esse trabalho traz uma necessidade de compartilhar a percepção dos limites dos diversos saberes frente a uma realidade concreta e complexa. Refere-se à vivência de profissionais e graduandos das ciências sociais, agrárias e da saúde buscando promover o desenvolvimento de comunidades remanescentes de quilombos do município de Adrianópolis, Paraná. As ações visam a melhoria qualitativa no manejo e cultivo agrícola (tendo a agroecologia como referencial), fortalecimento da organização das comunidades, aumento da qualidade de vida e promoção da saúde. Tanto nas atividades realizadas a campo quanto nas de estudo e planejamento perceberam-se limitações na comunicação dos referenciais teórico-filosóficos e dos conceitos utilizados nas diferentes áreas, bem como dos métodos que derivam desses referenciais. Surgiram também dificuldades em compreender as aproximações entre as diversas profissões, principalmente aquelas provenientes de setores diferentes, entre as quais o encontro não se dá com muita frequência. Efeitos alcançados: O reconhecimento das dificuldades foi essencial para clarificar a comunicação. O estranhamento frente à atuação do outro foi transformado em perguntas, permitindo troca de experiência e conhecimentos. Foram programadas capacitações tratando dos principais conceitos e referenciais teórico-práticos que embasam cada atuação. Para a área da saúde foram escolhidos os temas: reforma sanitária, princípios e noções gerais sobre o SUS, conceito ampliado de saúde e promoção da saúde. Recomendações: Perceber que as dificuldades advindas do encontro de diferentes saberes não são empecilhos à prática, mas parte essencial desse processo de aprendizagem, pois é no enfrentamento desses impasses que se constrói concretamente uma ação interdisciplinar e intersetorial. Momentos de capacitação e troca de experiências dentro da equipe são válidas. Promover uma aproximação entre os diversos campos do conhecimento dentro das universidades.


Palavras-chave:  interdisciplinaridade e saúde, intersetorialidade e saúde, saúde do campo