9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:400-2


Poster (Painel)
400-2Pré-natal na Residência Integrada em Saúde (RIS): O enfermeiro conhecendo a integralidade da assistência, além da abrangência biológica.
Autores:Cristiane Ribas (ESP-SES/RS - Esola de Saúde Pública/RS) ; Sabrina Rocha (ESP-SES/RS - Esola de Saúde Pública/RS) ; Tainá Nicola (ESP-SES/RS - Esola de Saúde Pública/RS) ; Maria Antonia Heck (ESP-SES/RS - Esola de Saúde Pública/RS)

Resumo

No período pré-natal ocorrem diversas mudanças físicas, psicológicas nas gestantes em especial no que tange o parto e a maternidade. Dessa forma é necessário englobar ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento adequado, salientando o ciclo gravídico puerperal pode ser o único contato que essa mulher em idade reprodutiva tenha com os serviços de saúde. Este trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido por residentes de enfermagem na (RIS), ênfase Atenção Básica em Saúde Coletiva, no Centro de Saúde-Escola Murialdo (CSEM), Porto Alegre, RS, lotados em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é relatar a vivência do pré natal de baixo risco na formação em serviço do enfermeiro-residente, pois percebemos a lacuna deixada entre o ensino da graduação e a realidade da prática assistencial. Na grande maioria das vezes, não são levadas em consideração as questões psicológicas, sociais, e interdisciplinares relacionadas ao ciclo gravídico puerperal, as quais poderiam qualificar o trabalho e tornar mais efetivas as ações, pois a gestante não é apenas um “corpo gestante”. A experiência RIS é rica em diversos aspectos, no que tange a assistência pré-natal é muito marcante, pois há a possibilidade não apenas do enfermeiro realizar as consultas intercaladas com o médico, mas trocar experiências com os demais profissionais na realização de inter-consultas, complementando a especificidade de cada núcleo, trabalhando realmente como equipe multiprofissional, pressuposto da residência na qual estamos inseridos. Essa multidisciplinaridade na grande maioria dos serviços não acontece, são apenas profissionais que trabalham na mesma equipe, mas que não trabalham em equipe. Portanto é imprescindível que não ocorra um descompasso entre a teoria e prática, sendo necessária a adoção de um conjunto de medidas de ordem estrutural, gerencial, financeira e educativa, as quais vêm ao encontro das expectativas dos estudantes em seu campo e também, para que se propicie às mulheres um pré-natal, parto e puerpério qualificado e resolutivo, desenvolvendo, dessa maneira, uma aprendizagem eficaz para a atenção integral à saúde e capacitando os profissionais para uma atuação abrangente no SUS.


Palavras-chave:  Pré Natal, Formação em serviço, Enfermagem