9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:400-1


Poster (Painel)
400-1RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE COLETIVA NA ATENÇÃO BÁSICA: UNIDADES DE SAÚDE COM ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, UM NOVO CAMINHO A SER TRILHADO.
Autores:Tainá Nicola (ESP-SES/RS - Escola de Saúde Pública/RS) ; Cristiane Ribas (ESP-SES/RS - Escola de Saúde Pública/RS) ; Sabrina Rocha (ESP-SES/RS - Escola de Saúde Pública/RS) ; Maria Antonia Heck (ESP-SES/RS - Escola de Saúde Pública/RS)

Resumo

A Residência Integrada em Saúde (RIS) no âmbito da atenção básica possui caráter multiprofissional e interdisciplinar, caracterizada ensino em serviço é fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais. Este trabalho trata de um relato de experiência desenvolvido por residentes do primeiro ano inseridos na (RIS), com ênfase em Atenção Básica /Saúde Coletiva, no Centro de Saúde-Escola Murialdo (CSEM), Porto Alegre/RS, lotados em Unidades de Estratégia de Saúde da família que até então não haviam recebido residentes. Objetivo: Conhecer e atuar na realidade da comunidade da área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde, através de trabalho multidisciplinar com os demais residentes alocados na unidade e a equipe fixa, integrando assim ensino-serviço-comunidade. Os residentes da Escola de Saúde Pública da Atenção Básica em Saúde Coletiva atuavam anteriormente somente em unidades vinculadas ao Centro de Saúde Escola Murialdo, as quais eram em sua totalidade Unidades Básicas de Saúde. A partir do ano de 2009, após a municipalização, passaram a englobar também Unidades de Saúde da Família da rede municipal. Estando inseridas em unidades que nunca trabalharam com residentes de forma sistemática. O processo de formação contempla a integração entre ensino, serviço e gestão nas USF, algo que está sendo construído em conjunto, visando o desenvolvimento de atitudes criticas reflexivas com vistas ao aperfeiçoamento do SUS e a melhoria das condições de vida da população. Desse modo, a RIS contempla um desafio tanto para os serviços, no que tange ao acolhimento e inserção dos residentes na equipe, como para os próprios residentes ao aliarem a teoria ao campo da prática, de forma a abranger um trabalho em equipe e multidisciplinar. Tal articulação, por vezes, é um trabalho árduo para as profissões da saúde, cuja formação de base é generalista, porém algumas das atividades e peculiaridades de uma Equipe de Saúde da Família não são desenvolvidas na graduação como o “saber-fazer” em equipe. Portanto, temos a certeza que ao final desse processo de residência, serão formados profissionais que farão a diferença no campo de atuação, pois terão um conhecimento maior sobre o sistema de saúde no qual trabalham embasados pelos pressupostos da Atenção Primária em Saúde, lidando de forma multidisciplinar e em equipe com o processo saúde-doença e suas multicausalidades tanto individuais como coletivas.


Palavras-chave:  Residência Integrada em Saúde, Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família