9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:399-2


Poster (Painel)
399-2Educação Permanente: o fazer-se contínuo em saúde
Autores:Ana Cristina Selbach Nozari (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Lisandra Alves Nascimento (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

A educação permanente, compreendida como um fazer intrínseco às atividades cotidianas, está inserida no processo de trabalho das equipes do GHC e apresenta-se, através do desenvolvimento educativo, como um campo de oportunidade para transformações, uma vez que possibilita aos trabalhadores recriarem seu fazer como ação diária. No ano de 2009 as Oficinas de Valorização do Fazer Cotidiano, pensadas pela Gestão do Trabalho, Educação e Desenvolvimento e pela Saúde do Trabalhador, foram realizadas em diversas equipes do GHC com o objetivo de serem um espaço em que as equipes poderiam olhar-se, visualizando suas potencialidades, dificuldades e possibilidades por meio do fazer reflexivo. No entanto, a Oficina realizada em uma das equipes – de enfermagem -proporcionou o ir além dos objetivos iniciais, demonstrando o engajamento e desejo da equipe em estabelecer propostas concisas de resolução de conflitos internos e dificuldades externas. A Oficina foi planejada e realizada em cinco encontros, quinzenais, com duração de 1 hora, sendo que por intermédio de instrumentos metodológicos, como atividades teóricas e práticas, vivências, debates, dinâmicas de grupo e outros métodos de intervenção grupal, foi possível possibilitar que a equipe (re)conhecesse e ampliasse seu processo de interação e comunicação (tanto internamente quanto com os parceiros – serviços – próximos). Reconheceu-se durante o processo de discussão e de avaliação das atividades, que o momento vivenciado pela equipe ultrapassava o caráter individual para vir a visualizar alternativas coletivas na solução de questões que se apresentavam em seu cotidiano e que, de fato, puderam ser efetivadas, ao menos em parte. Contudo, a forma de se reconhecerem, a possibilidade de interagirem, de dividirem a sobrecarga, de sinalizarem alternativas coletivas, desenvolveu a equipe, que anteriormente estava desacreditada, desmotivada, que se percebia individualmente enquanto guerreiros, passou a ser (re)construída e ampliada. Salienta-se que os seus integrantes seguem em contínua construção, com novos entendimentos e com propostas de proposições e encaminhamentos coletivos.


Palavras-chave:  Educação Permanente, Oficinas, Construção Coletiva