Poster (Painel)
397-1 | AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA EM INTERFACE COM A UBSF E CEINF | Autores: | Barbara Assunção Gonçalves (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Beniellen Jheney Lucas Zarelli (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Bianca Luiza Sá E Silva (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Juliana Maffei (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Jacqueline Hammes (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Ivan Luiz Gayoso (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Thaissa Smaniotto (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Thyago Icaro Lima (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) |
Resumo CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: O PROJETO FOI ELABORADO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES JUNTO AOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEINF) DO BAIRRO MARIA APARECIDA PEDROSSIAN EM CAMPO GRANDE -MS, ASSIM COMO A OBSERVAÇÃO DA REALIDADE ENFRENTADA PELAS CRIANÇAS, FAMILIARES E PROFISSIONAIS. A PEDICULOSE FOI O FOCO INICIAL DO PROJETO DEVIDO A DIFICULDADE DOS PROFISSIONAIS EM ATINGIREM AS FAMÍLIAS E ESSAS EM COMUNICAREM-SE COM AQUELES. SENDO ASSIM, A NECESSIDADE DE EDUCAR, CONSCIENTIZAR E INTEGRAR COMUNIDADE-ENSINO-APRENDIZAGEM NOS MOTIVOU A REALIZAÇÃO DO PROJETO.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O PROJETO FOI DESENVOLVIDO EM TRÊS ETAPAS: NO INICIALMENTE REALIZOU-SE O EXAME FÍSICO GERAL EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 5 ANOS. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS FORAM REALIZADAS SOB A SUPERVISÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA UBSF E ACOMPANHADAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO. NESTA ETAPA PROCEDEU-SE A CONSTRUÇÃO DE UMA AÇÃO EDUCATIVA, POR MEIO DE UMA DRAMATIZAÇÃO DE HISTÓRIA INTITULADA “PREGUIÇA DE TOMAR BANHO”, A QUAL ABORDOU QUESTÕES REFERENTES À HIGIENE PESSOAL. UM SEGUNDO MOMENTO FOI RESERVADO PARA ABORDAGEM COM OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO CEINF ATRAVÉS DE PALESTRA INTERATIVA, NA QUAL FORAM PONTUADAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. A ULTIMA ETAPA DO PROJETO FOI VOLTADA PARA A FAMÍLIA, COM A UMA DISCUSSÃO SOBRE ALGUNS TEMAS RELEVANTES À COMUNIDADE.
EFEITOS ALCANÇADOS: O PROJETO POSSIBILITOU A DISCUSSÃO COM OS PROFISSIONAIS, FAMILIARES E CRIANÇAS DO CEINF SOBRE O TEMA DA HIGIENE PESSOAL. EM RELAÇÃO AOS EFEITOS ALCANÇADOS COM AS CRIANÇAS FORAM OS MAIS VISÍVEIS DEVIDO A MELHORIA NA INTRPRETAÇÃO DA HIGIENE PESSOAL. OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO TIVERAM ESPAÇO PARA CONHECEREM SEUS DEVERES NO SISTEMA ESCOLA-FAMÍLIA E AINDA APRENDERAM FORMAS DE ABORDAGEM AOS PAIS. PARA OS FAMILIARES, FOI EXPOSTO UM NOVO OLHAR SOBRE O CEINF E SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. AOS ACADÊMICOS FOI RESERVADA A OPORTUNIDADE DE CONVÍVIO COM A COMUNIDADE, APRENDIZAGEM, PRÁTICA DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA ACADEMIA ASSIM COMO MOTIVAÇÃO PARA TRANSFORMAR REALIDADES.
RECOMENDAÇÕES: AO SOMAR ESFORÇOS COM OS ACADÊMICOS PRETENDE-SE INTEGRAR OUTROS CEINFs NESSA ESTRATÉGIA PARA DISCUSSÃO DOS PROBLEMAS E SUAS SOLUÇÕES. OUTRA RECOMENDAÇÃO CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE INFORMATIVOS JUNTO AOS PAIS ASSIM COMO LEVANTAMENTO DE LIDERANÇAS NA COMUNIDADE PARA FOMENTAR TAIS IDEAIS.
Palavras-chave: Educação em Saúde, Acadêmicos, CEINF |