<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:397-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">397-1</td><td><b>AES DE EDUCAO EM SADE: A EXPERINCIA DOS ACADMICOS DE MEDICINA EM INTERFACE COM A UBSF E CEINF</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Barbara Assuno Gonalves (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Beniellen Jheney Lucas Zarelli (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; <u>Bianca Luiza S E Silva </u> (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Juliana Maffei (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Jacqueline Hammes (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Ivan Luiz Gayoso (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Thaissa Smaniotto (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) ; Thyago Icaro Lima (UNIDERP - UNIDERP - ANHANGUERA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAO DO PROBLEMA: O PROJETO FOI ELABORADO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE INFORMAES JUNTO AOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE EDUCAO INFANTIL (CEINF) DO BAIRRO MARIA APARECIDA PEDROSSIAN EM CAMPO GRANDE -MS, ASSIM COMO A OBSERVAO DA REALIDADE ENFRENTADA PELAS CRIANAS, FAMILIARES E PROFISSIONAIS. A PEDICULOSE FOI O FOCO INICIAL DO PROJETO DEVIDO A DIFICULDADE DOS PROFISSIONAIS EM ATINGIREM AS FAMLIAS E ESSAS EM COMUNICAREM-SE COM AQUELES. SENDO ASSIM, A NECESSIDADE DE EDUCAR, CONSCIENTIZAR E INTEGRAR COMUNIDADE-ENSINO-APRENDIZAGEM NOS MOTIVOU A REALIZAO DO PROJETO. DESCRIO DA EXPERINCIA: O PROJETO FOI DESENVOLVIDO EM TRS ETAPAS: NO INICIALMENTE REALIZOU-SE O EXAME FSICO GERAL EM CRIANAS NA FAIXA ETRIA DE 4 A 5 ANOS. AS AES DESENVOLVIDAS FORAM REALIZADAS SOB A SUPERVISO DA EQUIPE DE SADE DA UBSF E ACOMPANHADAS PELO COORDENADOR PEDAGGICO. NESTA ETAPA PROCEDEU-SE A CONSTRUO DE UMA AO EDUCATIVA, POR MEIO DE UMA DRAMATIZAO DE HISTRIA INTITULADA  PREGUIA DE TOMAR BANHO , A QUAL ABORDOU QUESTES REFERENTES HIGIENE PESSOAL. UM SEGUNDO MOMENTO FOI RESERVADO PARA ABORDAGEM COM OS PROFISSIONAIS DE EDUCAO DO CEINF ATRAVS DE PALESTRA INTERATIVA, NA QUAL FORAM PONTUADAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE EDUCAO EM SADE. A ULTIMA ETAPA DO PROJETO FOI VOLTADA PARA A FAMLIA, COM A UMA DISCUSSO SOBRE ALGUNS TEMAS RELEVANTES COMUNIDADE. EFEITOS ALCANADOS: O PROJETO POSSIBILITOU A DISCUSSO COM OS PROFISSIONAIS, FAMILIARES E CRIANAS DO CEINF SOBRE O TEMA DA HIGIENE PESSOAL. EM RELAO AOS EFEITOS ALCANADOS COM AS CRIANAS FORAM OS MAIS VISVEIS DEVIDO A MELHORIA NA INTRPRETAO DA HIGIENE PESSOAL. OS PROFISSIONAIS DE EDUCAO TIVERAM ESPAO PARA CONHECEREM SEUS DEVERES NO SISTEMA ESCOLA-FAMLIA E AINDA APRENDERAM FORMAS DE ABORDAGEM AOS PAIS. PARA OS FAMILIARES, FOI EXPOSTO UM NOVO OLHAR SOBRE O CEINF E SOBRE EDUCAO EM SADE. AOS ACADMICOS FOI RESERVADA A OPORTUNIDADE DE CONVVIO COM A COMUNIDADE, APRENDIZAGEM, PRTICA DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA ACADEMIA ASSIM COMO MOTIVAO PARA TRANSFORMAR REALIDADES. RECOMENDAES: AO SOMAR ESFOROS COM OS ACADMICOS PRETENDE-SE INTEGRAR OUTROS CEINFs NESSA ESTRATGIA PARA DISCUSSO DOS PROBLEMAS E SUAS SOLUES. OUTRA RECOMENDAO CONSISTE NA UTILIZAO DE INFORMATIVOS JUNTO AOS PAIS ASSIM COMO LEVANTAMENTO DE LIDERANAS NA COMUNIDADE PARA FOMENTAR TAIS IDEAIS. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Acadmicos, CEINF</td></tr></table></tr></td></table></body></html>