9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:393-1


Poster (Painel)
393-1DIAGNÓSTICO DE CLIMA ORGANIZACIONAL DO HOSPITAL GERAL DE IPIAU-BA: UM ESTUDO SOB O OLHAR DO TRABALHADOR PARA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Autores:Jassicon Queiroz dos Santos (HGI - Hospital Geral de Ipiaú) ; Aline Fernanda Almeida Peixoto (HGI - Hospital Geral de Ipiaú)

Resumo

A cultura é formada em uma organização, quando um conjunto de valores, de normas e princípios já sedimentados na vida organizacional se interagem com a estrutura e os comportamentos, criando uma maneira peculiar e duradoura de como se procede naquela organização. A identidade da cultura de uma organização forma-se e consolida-se no seu processo histórico de funcionamento interno, de atuação e de trocas com seu ambiente externo imediato e mediato. Assim, o clima organizacional é um fenômeno resultante da interação das dimensões formadoras da cultura, em que, quando as variáveis culturais estão alteradas ocasionam alterações no clima organizacional, daí surgiu a relevância do estudo sobre os aspectos para a formação do clima organizacional do Hospital Geral de Ipiaú em Ipiaú-BA, onde a pesquisa foi realizada através de entrevistas aos servidores, onde procuramos analisar suas funções e deficiências referentes ao clima organizacional, que é uma ferramenta da administração que possibilita um mapeamento dos problemas encontrados no ambiente interno da organização com o intuído de identificar fatores bloqueadores do clima favorável para a partir dessa leitura realizar políticas para corrigi-las. Nesse sentido, a pesquisa se desenvolveu com a finalidade de diagnosticar o clima organizacional do Hospital Geral de Ipiaú em Ipiaú-BA, através de uma pesquisa com uma amostra de servidores da unidade. Por se tratar de uma empresa pública com uma responsabilidade social junto à comunidade regional, fizemos uma análise de sua estrutura, e constatamos a necessidade de uma reformulação em sua política de gestão, visto que diversos fatores têm causado um clima de insatisfação entre seus colaboradores, o que causa um serviço de má qualidade para seus clientes/ pacientes. A partir da análise percebemos que alguns fatores como: salário, valorização profissional, promoção de atividades de integração, comunicação organizacional e a política adotada de recursos humanos estão em situação mais preocupante, e nos evidencia para a necessidade de reformular a gestão de recursos humanos da unidade. Só a partir dessa remodelagem iremos perceber, de forma gradativa, melhorias na qualidade dos serviços oferecidos pelo hospital o que garantirá uma maior satisfação, tanto dos servidores inseridos na organização, quanto dos clientes/ paciente que ali são atendidos, favorecendo assim, de forma acentuada a formação de um clima organizacional satisfatório para o bom desempenho profissional.


Palavras-chave:  Clima Organizacional, Gestão Hospitalar, Recursos Humanos