9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:391-1



391-1Relato de Experiência: Programa Vizinhança – Revitalização do Entorno do Campus – Porto da Universidade Federal de Pelotas.
Autores:Roberta Antunes Machado (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Luciane Prado Kantorski (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Marcos Aurélio Matos Lemões (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

Caracterização do Problema: O Programa Vizinhança consiste numa iniciativa da Universidade Federal de Pelotas em estabelecer uma relação com a comunidade vizinha ao CAMPUS-Porto instalado em 2008 no Antigo Frigorífico Anglo. Esta instalação abarcou várias expectativas à comunidade dessa área, nesse sentido, o Programa de Extensão Vizinhança surge dentro de um processo de articulação e integração com a comunidade que circunda esse Campus, prevendo que esta parceria estabeleça um vínculo e, integre os conhecimentos necessários com vista no desenvolvimento saudável e sustentável do território de inserção. Descrição da Experiência: Na primeira etapa foram realizadas diversas reuniões na universidade composta do corpo docente e discentes de diferentes setores, pró-reitorias e departamentos para discutir inicialmente a composição do grupo de trabalho, seus objetivos e estratégias de planejamento das ações para a área de abrangência do programa. Na etapa posterior para desvelar as demandas sócias e de saúde estabeleceu-se de imediato a necessidade de um cronograma de visitas e reuniões com representações da comunidade Associações Comunitárias, Central Única das Favelas (CUFA), Banda Cultural e Recreativa Dona da Noite, Sudeste Futebol Clube e Osório Futebol Clube. Efeitos Alcançados: O programa realizou o diagnóstico comunitário de uma micro-área da comunidade, promoveu atividades de educação em saúde na escola sobre sexualidade, curso de língua inglesa e espanhola no turno inverso das aulas, ofereceu curso de desenho em quadrinhos e oficinas de música para crianças e adolescentes. Recomendações: O Programa Vizinhança possibilita desenvolver a extensão, o ensino e a pesquisa de forma interligada, através da articulação das ações desenvolvidas nos espaços comunitários com os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Além disso, possibilita desenvolver intervenções comunitárias interdisciplinares, disponibilizando o acúmulo de conhecimentos da universidade, com vistas a melhorar a qualidade de vida daqueles que ali residem.


Palavras-chave:  Educação em Saúde, Desenvolvimento da Comunidade, Extensão Comunitária