385-2 | O trabalhador de saúde e o desafio de educar para saúde pré-escolares; Relato de experiência | Autores: | Margareth Djanira Jackle (SSC/GHC - Serviço de saúde comunitaria/Grupo Hospitalar Conceição) ; Margaret Ivanir Schneider (SSC/GHC - Serviço de saúde comunitaria/Grupo Hospitalar ConceiçãoULBRA - Universidade Luterana do Brasil) |
Resumo Caracterização do problema: A Unidade de saúde SESC /SSC/GHC atende a uma comunidade carente, caracterizada por intenso trafico de drogas localizada na zona leste de Porto Alegre. Atua de forma intersetorial para promover a saúde de sua comunidade. A Creche AELCA esta em sua área de atuação e atende crianças entre zero e 14 anos. Como estratégia para promover a saúde de crianças tão pequenas foi desenvolvido um projeto que transformasse a atividade lúdica numa prática educativa
Descrição da experiência: Elaboração de atividades lúdicas voltadas para prevenir doenças e promover a saúde. Inicia-se com a contação de uma história que tenha a temática proposta:desde o tema companheirismo até higiene corporal e bucal, hábitos saudáveis de vida, prevenção de acidentes e após utiliza-se uma técnica para a fixação desta atividade, que vai desde dramatizações, rodas cantadas, jogos, brincadeiras, técnicas de pintura, recorte e colagem, dobraduras a trabalhos com sucata.
Efeitos alcançados: O brincar oportuniza ás crianças interações com o meio, a exploração do mundo, a expressão de sentimentos e emoções, o estabelecimento de vínculos afetivos, também contribui na socialização, na medida em que estabelece relações, estimula a cooperação, o coleguismo, o respeito ao adversário (jogos). Fortalece vínculos familiares (relação família-brinquedo-criança); auxilia no desenvolvimento do vocabulário, das habilidades físicas e mentais; propicia a curiosidade, imaginação, memória, atenção, raciocínio e a criatividade
A contação de histórias além de ensinar hábitos saudáveis, desenvolve a saúde mental e a cognição da criança, pois como diz uma professora da pré-escola
“ A forma de apresentação das histórias é bem alegre e estimulante e a linguagem usada simples conforme a idade das crianças, fazendo com que mantenham o interesse pelo que está sendo apresentado. Após as histórias as crianças ficam estimuladas a fazerem o que os personagens ensinaram, querendo então escovar mais os dentes ou até manter a higiene”
Palavras-chave: cantação de histórias, educar para saúde, pré-escolares |